Manutenção corretiva interrompe temporariamente o funcionamento da ETA Chapada
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Chapada, em Itabira, foi temporariamente paralisada na manhã desta segunda-feira (23) para manutenção corretiva para desobstrução da rede de captação. Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira foi acionada para realizar a manutenção. O abastecimento foi temporariamente interrompido na Chapada e Boa Esperança. A previsão é que o reabastecimento gradativo inicie no fim da tarde de hoje.
Após uma paralisação no abastecimento, a água leva um certo tempo para chegar às casas após o anúncio de reabastecimento. É o chamado retorno gradativo, que acontece porque a água tem um caminho a percorrer e isso leva tempo. Ao liberar os registros, a água precisa ir preenchendo a tubulação e necessita de pressão para avançar e ir mais longe. Assim, quanto mais distante do ponto de interrupção e mais alta for a região, maior tem que ser a pressão da água para que o abastecimento volte ao normal.
O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.