Manutenção da Vale pode afetar abastecimento de água em Itabira nesta quarta-feira
Intervenção no Sistema Anel Hidráulico Chacrinha acontecerá entre 8h e 18h; Saae alerta para possível impacto em toda a cidade

Uma manutenção preventiva da Vale poderá provocar alterações temporárias no abastecimento em Itabira nesta quarta-feira (13). Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a intervenção será realizada no Sistema Anel Hidráulico Chacrinha, entre 8h e 18h, e pode impactar o fornecimento em diferentes regiões do município.
De acordo com a autarquia, embora o serviço esteja concentrado em um ponto específico da rede, o fato de todo o sistema de abastecimento de Itabira ser interligado faz com que a manutenção possa refletir em toda a cidade, com possibilidade de redução de pressão ou interrupção temporária do fornecimento de água em diversos bairros.
A previsão é que o reabastecimento seja retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos, mas a normalização completa dependerá do comportamento do sistema ao longo do dia. Para minimizar os impactos à população, o Saae informou que realizará manobras operacionais durante a manutenção, buscando reduzir o risco de desabastecimento em áreas mais sensíveis.
Diante da intervenção programada, o Saae reforçou o pedido para que a população utilize a água de forma consciente ao longo do período. A recomendação é evitar desperdícios, priorizando atividades essenciais até que o sistema seja totalmente restabelecido.
Canais de atendimento
Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, os consumidores podem acionar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Saae, pelo telefone 115, disponível 24 horas por dia e com ligação gratuita.
Para agilizar o atendimento, a orientação é que o usuário tenha em mãos a conta de água ou o número da matrícula do imóvel.





