Manutenção programada no HNSD deve causar interrupções temporárias de energia neste sábado; entenda
Durante o período de interrupção, as áreas críticas do hospital e o Pronto-Socorro serão abastecidos por geradores
O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) informou que realizará neste sábado (6) a manutenção da Subestação 04, responsável pelo fornecimento de energia elétrica ao setor de Radioterapia. Para a execução dos serviços, a CEMIG fará um desligamento programado da rede às 7h30. Durante o período de interrupção, as áreas críticas do hospital e o Pronto-Socorro serão abastecidos por geradores.
A previsão é de que o atendimento opere em regime de contingência por aproximadamente 30 minutos no início da intervenção. Após esse intervalo, o complexo hospitalar será gradualmente reenergizado, retomando o funcionamento normal. Ao final da manutenção, prevista para às 17h, haverá um novo desligamento programado, seguindo o mesmo procedimento: cerca de 30 minutos de interrupção, uso de geradores nos setores essenciais e, posteriormente, o restabelecimento total da energia.
A gerente de infraestrutura do HNSD, Nêmora Vieira, destacou a importância da intervenção e explicou os impactos das manobras elétricas. “Quando a energia precisa ser desligada e religada para a realização das manobras, alguns equipamentos podem interromper o funcionamento momentaneamente. É comum que alguns elevadores parem enquanto outros continuem operando — isso faz parte do processo técnico. Esse tempo de retomada pode impactar a circulação de pacientes e profissionais, tornando os deslocamentos mais lentos”, afirmou.
Nêmora acrescentou que, durante uma manutenção anterior, alguns pacientes se assustaram com os desligamentos sucessivos por não saberem que o procedimento era programado. “Por isso reforçamos a importância da comunicação prévia para evitar interpretações equivocadas”, disse.
O HNSD informou ainda que os planos institucionais de contingência permanecerão em alerta durante toda a operação. Os elevadores passarão por acompanhamento técnico e reset após cada religamento, seguindo os protocolos de segurança. A equipe de Manutenção Predial, a empresa terceirizada responsável pelos elevadores e o SESMT estarão de plantão integral para garantir segurança operacional e suporte às demandas.