Site icon DeFato Online

Marco Antônio Lage quer ser presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais

Marco Antônio Lage, Marco Lage

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Marco Antônio Lage (PSB), prefeito reeleito em Itabira, quer se tornar o novo presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG). A confirmação do interesse – que já havia sido comentado nos bastidores – foi dada na manhã de sexta-feira (20), durante a eleição da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), entidade da qual ele já presidiu e é membro do Conselho Fiscal.

Na ocasião, Marco disse aos prefeitos que é candidato para tentar fortalecer a região, berço da mineração no país. Em sua avaliação, é importante que Itabira esteja à frente da instituição, principalmente pelo momento decisivo da mineração no município.

As eleições da Amig deverão ocorrer no fim de janeiro, enquanto isso, nos bastidores, Marco tem costurado para ser candidato único no pleito. No entanto, existe um segundo interessado a assumir a cadeira: Anderson Cabido (também do PSB), prefeito de Congonhas. Cabido já presidiu a Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (AMIB), entre 2010 e 2012, e tem como cabo eleitoral o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Em tempo

No último dia 27 de novembro, Marco Antônio foi preterido na eleição do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel). O itabirano (que já presidiu o consórcio) viu a prefeita de Itambé do Mato Dentro, Cleidileny Aparecida Chaves (PP), ser escolhida pelos políticos da região.

Indo para seu segundo mandato como chefe do Executivo em Itabira, Marco Lage também já presidiu a Amepi e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).

Exit mobile version