Marco Antônio Lage toma vacina e convoca população para imunização: “não vamos esperar a gripe chegar”
Mutirão de vacinação acontece neste sábado em todas as UBSs de Itabira; atendimento segue durante a semana

Na manhã deste sábado (17), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), participou do Dia D de vacinação contra a Influenza, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, e aproveitou para tomar a própria dose da vacina, reforçando a importância da imunização. A ação mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam das 8h às 16h, com atendimento voltado a toda a população itabirana a partir de 6 meses de idade.
Imunizado na UBS do bairro Areão, o Marco Antônio Lage destacou o momento delicado vivido pela cidade, que decretou estado de emergência devido as síndromes gripais na última sexta-feira (16), e fez um apelo direto à população: “A vacinação é importantíssima. Não dói nada, e ainda evita filas em hospitais. Não vamos esperar a gripe chegar, vamos atacar a gripe”.
O prefeito também alertou para a gravidade das síndromes gripais atuais, com possibilidade de complicações sérias. “Quando vacinamos todo mundo, não tem que ir para o hospital”, reforçou.
A mobilização em torno da campanha de vacinação contra a gripe ganhou ainda mais urgência após o decreto de estado de emergência por conta do crescimento de casos de doenças ligadas às síndromes respiratórias, principalmente com o aumento das notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no município. Segundo a Secretaria de Saúde, o número de casos subiu de 1 para 14 na última semana epidemiológica, número maior que todo o acumulado do ano até aqui.
Em números gerais, quando se leva em consideração atendimentos de todos os tipos do Pronto-Socorro Municipal, já foram, até a primeira quinzena de maio, mais de 12 mil atendimentos na unidade somente nos últimos 45 dias, com considerável aumento a partir de 30 de março, o que gerou episódios de superlotação do PSMI.
Vacinação segue durante a semana
Para quem não conseguiu se vacinar neste sábado, o município segue com a vacinação contra a gripe durante a semana. De segunda a sexta-feira, todas as UBSs (exceto a do bairro Eldorado) oferecem a vacina para crianças a partir de 6 meses, adultos e idosos.
Na Policlínica, a vacinação também acontece de segunda a sexta-feira (exceto às terças), mas é voltada apenas para pessoas acima de 18 anos. O atendimento é feito por ordem de chegada, das 8h às 16h, conforme a disponibilidade de doses repassadas pelo Ministério da Saúde.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacina. A cobertura vacinal elevada é considerada essencial para prevenir complicações da gripe e reduzir em até 60% os casos graves, internações e óbitos por doenças respiratórias.




