Site icon DeFato Online

Marco diz que negocia com bancos a oferta de crédito para socorrer empresários itabiranos

Marco diz que negocia com bancos a oferta de crédito para socorrer empresários itabiranos

O prefeito Marco Antônio Lage e o secretário de Fazenda Gilberto Ramos. Foto: Acom PMI

Em conversa com a imprensa local nesta quarta-feira (24), pela plataforma Google Meet, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) afirmou que negocia com bancos a concessão de uma linha de crédito, com juros mais baixos, para os negócios itabiranos prejudicados pelo fechamento de serviços não essenciais. Itabira fez adesão à onda roxa do plano Minas Consciente, a mais restritiva do programa, a partir de 8 de março e não há previsão de reabertura dos segmentos restringidos pela onda.

O prefeito não deu detalhes sobre as linhas de crédito pleiteadas. Disse que outras informações poderão ser repassadas na semana que vem. Na dianteira do assunto, segundo o prefeito, está Gilberto Ramos, secretário municipal de Fazenda, que faz a interlocução com as instituições financeiras. “Precisamos dar fôlego às empresas para que possam sobreviver neste ambiente de guerra”, disse.

Na vizinha São Gonçalo do Rio Abaixo, o correligionário de Marco Antônio, Raimundo Nonato Barcelos, o “Nozinho” (PDT), anunciou que prepara a minuta de um projeto de lei para socorrer microempreendedores individuais (MEI) na cidade. Um auxílio emergencial deve ser concedido a aproximadamente 400 beneficiários, no valor provável de um salário mínimo.

Tributos prorrogados

Há seis dias, a Prefeitura de Itabira prorrogou os vencimentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Contribuição Para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP). A cota única dos tributos, bem como a primeira parcela, que venceria no dia 8 de abril teve o prazo alterado para a partir de 7 de junho.

Antes, em 10 de março, o município decretou a extensão de prazos de pagamento de outros tributos, como o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), as Taxas de Licença para Localização e Funcionamento de Estabelecimentos Industriais, Comerciais e Outros (TFF), de Licença para o Exercício de Atividade Eventual ou Ambulante (TLEA) e de Licença para Ocupação do Solo nas Vias e Logradouros Públicos (TLOV). Os novos prazos consideram o dia 29 de outubro de 2021.

Exit mobile version