Site icon DeFato Online

Mariana: decreto de emergência e estado de alerta

Mariana: decreto de emergência e estado de alerta

Foto: Divulgação / Prefeitura de Mariana

Devido ao cenário climático, as fortes chuvas e o alto índice pluviométrico que atingiu a região, a Prefeitura de Mariana declarou, nesse domingo (9), situação de emergência. Além disso, a cidade também publicou um decreto de emergência em que convoca todos os órgãos municipais para atuar nas ações de socorro aos atingidos.

Assim como a maior parte das cidades afetadas pela chuva em Minas Gerais, a cidade de Mariana trabalha para tranquilizar e ajudar os moradores. A comunidade de Mainart, por exemplo, está sendo monitorada em função dos trabalhas realizados na barragem de Ribeirão da Cachoeira (BRC), localizada no distrito de Santa Rita de Ouro Preto.

Segundo a Defesa Civil Municipal, as válvulas de segurança da barragem foram abertas para auxiliar no escoamento do excesso de água que chega no reservatório. Por isso, a prefeitura pede que os moradores redobrem a atenção devido a elevação do nível da água no Rio Mainart.

Vale se manifesta

A Vale segue dando informações sobre as suas estruturas de barragens localizadas em Minas Gerais. Na noite deste domingo (9), a mineradora publicou um comunicado em que afirma que as barragens Doutor, das minas Timbopeba e Natividade, não possuem nenhum tipo de alteração estrutural.

Segundo à mineradora, nenhuma das suas estruturas tiveram alteração no nível de emergência, apesar das fortes chuvas que acometeram boa parte do estado de Minas Gerais nos últimos dias.

Na barragem Doutor, no período da manhã, houve uma elevação do nível de água no reservatório da estrutura, que ocasionou o início da passagem de fluxo controlado d água pela barreira (ensecadeira) e seguiu pelo canal. De acordo com a Vale, essa condição está prevista pelo projeto e que a empresa está trabalhando para voltar às condições do reservatório via sistema de bombeamento.

Ademais, a empresa comunicou que tem ampliado as condições de iluminação nas áreas próximas à estrutura e ao longo do vertedouro para melhorar as condições de trabalho das equipes que atuam na barragem Doutor. Por fim, a companhia reitera que está acompanhando com a defesa civil a situação das estruturas devido às fortes chuvas na região.

Exit mobile version