Mentes criativas: Gestor da ‘99 Táxi’ marca presença na Startup Weekend Itabira Youth

Fabiano, que também é co-fundador da agência de consultoria Innovster, foi um dos mentores no evento

Mentes criativas: Gestor da ‘99 Táxi’ marca presença na Startup Weekend Itabira Youth
Gestor de Relacionamento da 99 Táxi, Fabiano Salgado- Foto: Tatiana Santos/DeFato

Adolescentes e jovens com idades entre 13 e 21 anos passaram por uma imersão no universo empreendedor, da inovação e tecnologia neste final de semana, em Itabira. Os jovens participaram do Starup Weekend Itabira Youth, que se encerrou neste domingo, 20 de maio. O evento contou com uma participação muito especial: Fabiano Salgado, gestor de Relacionamento da 99 Táxi, empresa de aplicativo de transporte individual. A startup brasileira é o primeiro unicórnio do país, ou seja, é avaliada em US$ 1 bilhão, feito até hoje não atingido por nenhuma startup do Brasil.

Fabiano, que também é co-fundador da agência de consultoria Innovster, foi um dos mentores no evento. Em conversa com a reportagem, o empreendedor afirmou que estar em Itabira, “é uma honra”, já que iniciativas como o Startup Weekend ajudam a trazer o empreendedorismo para mudar a história dos jovens. Ele, que começou em um modelo de negócio pequeno, acredita que fazer isso com jovens da faixa etária abrangida no evento, faz com que eles tenham uma visão de futuro bem diferente. “Que eles possam crescer, se desenvolver e entender que o empreendedorismo é mais do que abrir um negócio, é uma forma de enxergarem novas oportunidades para o caminho deles”, afirmou.

Sobre o convite para a participação no Startup Weekend Itabira, o gestor comentou que ocorreu através do jovem itabirano Matheus Botelho, um dos organizadores. Fabiano lembrou que há cinco anos atrás, em um evento parecido em Belo Horizonte, Matheus foi mentorado por ele. Neste mesmo evento, Fabiano foi vencedor da edição, sendo co-fundador da startup One Cloud. Aquela havia sido a primeira oportunidade de trabalhar com o conceito de empreendedorismo, que o levou a atuar na 99 Táxi. “Acho que é um ciclo. Quando se é ‘picado’ por essa semente do empreendedorismo, você começa a crescer, e é um caminho legal nisto tudo”, argumentou.

 

Resiliência

Segundo o gestor de Relacionamento, uma das características principais do empreendedor está a resiliência, se enfrentando situações adversas. Essa característica ele observou nos participantes do Startup Weekend, que tiveram a oportunidade de sair às ruas, olhar um problema e encará-lo como um desafio a ser vencido. Outra situação foi os jovens desenvolverem algo e entender a não aceitação de um produto como um processo de desenvolvimento. Para Fabiano, ainda há outro ponto importante: “Além disso, é gostar do que faz, acreditar no negócio. Muitas vezes, as pessoas não vão acreditar em um negócio que você tem nas mãos, mas você precisa acreditar no que você quer. Confiar”, indicou.

Fabiano Salgado, da 99 Taxis – Foto: Tatiana Santos/DeFato

Novos negócios

Um dado interessante comentado por ele, é que os grandes empreendedores dos últimos anos e as grandes ideias, são negócios que nasceram há menos de 10 anos. Na próxima década, “é muito provável que as grandes empresas ainda nem nasceram”. Fabiano percorreu alguns pontos da cidade e conheceu um pouco do trabalho dos Drummonzinhos.

Startup Weekend Itabira Youth

O evento voltado ao público teen aconteceu pela primeira vez na cidade e os participantes tiveram 42 horas para discutirem ideias e criarem uma startup. A imersão ocorreu na Escola de Formação Gerencial do Sebrae (EFG). Os jovens projetaram a ideia, realizaram validações até criarem as chamadas MVPs – sigla inglesa para “mínimo produto viável”. As equipes tiveram auxílio de desenvolvedores, especialistas de diversas áreas e entusiastas.

Os participantes apresentaram seus projetos para o público local e para uma banca avaliadora, que escolheu a startup vencedora.  A iniciativa é da Comunidade Cardume, com apoio da Prefeitura de Itabira, DeFato e outros parceiros. A intenção dos organizadores é estimular mentes criativas e abrir novas oportunidades de futuro.