Minas-Rio é indutor do desenvolvimento econômico de Conceição do Mato Dentro

Entre 853 cidades mineiras, Conceição é a sexta que mais gerou empregos no primeiro semestre

Minas-Rio é indutor do desenvolvimento econômico de Conceição do Mato Dentro
Barragem da Anglo American em Conceição do Mato Dentro – Foto: Divulgação

Reportagem veiculada na edição 74 do Jornal DeFato Cidades Mineradoras


A atividade mineral em Conceição do Mato Dentro ainda pode ser considerada nova, mas vem rendendo bons frutos. Em meio pandemia, município foi o sexto em Minas Gerais que mais gerou postos de empregos no acumulado entre janeiro e junho. Foram 626 vagas criadas neste primeiro semestre. O principal indutor é a Anglo American, com empregos diretos, mas, sobretudo indiretos. A construtora Barbosa Mello, terceirizada da mineradora, por exemplo, anunciou recentemente a contratação de 355 pessoas. 

A terceira etapa da operação do Sistema Minas-Rio está a todo vapor. Conforme o relatório de produção da Anglo American, referente ao 2º trimestre de 2020, houve aumento de 5% se comparado ao mesmo período do ano passado. Até 30 de junho foram produzidas 6,2 milhões de toneladas de minério de ferro de alta qualidade. O que reflete em um desempenho forte e contínuo das atividades da empresa no município.

“A Anglo American atua em duas grandes frentes para fomentar os empregos na região. A primeira é com o programa de Priorização de Mão de Obra Local. Atualmente, 56% do total das contratações dos funcionários terceirizados da Anglo American são ocupadas por trabalhadores provenientes da região”, ponderou o gerente de Relações Trabalhistas da mineradora, Ronaro Marinho. 

Ele explica que para fomentar essa participação, a Anglo American tem um efetivo trabalho de divulgação das vagas junto à comunidade. Semanalmente, são feitos os anúncios dessas vagas. Além disso, presta um serviço de apoio para os profissionais da região, que vai desde a capacitação para elaboração de currículos, até orientações de preparação para a entrevista do processo de seleção. A companhia também possui um banco de currículos atuais disponível para todas as suas prestadoras de serviço. 

“Uma segunda frente de atuação é o Programa de Capacitação de Mão de Obra Local. Em parceria com o Senai, a empresa presta cursos de formação profissional, como operadores de máquina, mecânico, eletricista e outros. Cerca de 78% dos profissionais que passaram pelos cursos já foram contratados”, citou Ronaro Marinho. 

Com o objetivo de manter o programa de contratação ativo durante a pandemia, a Anglo American disponibilizou uma plataforma de testes online para o processo de seleção. Também garantiu que os treinamentos de integração sejam feitos virtualmente. Neste período, a companhia intensificou as ações com as empresas terceirizadas para garantir a prioridade da contração local. 

Guidance inalterado 

Ainda com base em dados divulgados pela mineradora, as medidas atuais de combate à Covid-19 para proteger os trabalhadores e as comunidades não devem afetar significativamente a produção de 2020. O guidance do Minas-Rio permanece inalterado em 22-24 milhões de toneladas, sujeito à extensão de outras interrupções relacionadas à Covid19.

MAIS NOTÍCIAS