Ministério da Saúde informa que ConecteSUS foi reestabelecido, mas plataforma está instável

Alguns usuários conseguiram acessar, mas outros relatam dificuldade

Ministério da Saúde informa que ConecteSUS foi reestabelecido, mas plataforma está instável
Aplicativo Conecte Sus. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde informou na noite desta quinta-feira (23) que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido após ter ficado fora do ar desde o dia 10 de dezembro em decorrência de um ataque hacker. Em nota, a pasta alertou que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda poderia apresentar instabilidade, devido ao grande volume de acessos.

Na manhã desta sexta-feira (24), a plataforma vem apresentando instabilidade. Alguns usuários, quando tentam entrar no aplicativo, relatam que o mesmo não sai da primeira tela e, portanto, não é possível acessar o comprovante de vacinação.

Ataque hacker

No dia 10 de dezembro, o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. O site do ministério voltou a funcionar no mesmo dia do ataque, mas o ConecteSUS estava inacessível desde então.

Além da dificultar o acesso da população a dados referentes à saúde e a obtenção do certificado de vacinação contra a covid-19, o ataque prejudicou a atualização do boletim diário com a situação epidemiológico da doença no país, pois vários estados estavam com dificuldade de atualizar seus dados referentes a casos e mortes, pois o e-SUS Notifica também foi afetado. Outro sistema atingido foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

A autoria do ataque cibernético foi assumida por “Lapsus$ Group”. No dia do ataque, o ministério informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiar as investigações sobre o caso.

 

*Com informações da Agência Brasil