Missas no Cemitério da Paz serão realizadas em três horários

Missas no Cemitério da Paz serão às 8h, às 11h e às 16h

Missas no Cemitério da Paz serão realizadas em três horários
O Dia de Finados é lembrado na próxima segunda-feira, 2 de novembro. Em Itabira, serão realizadas missas especiais para a data no Cemitério da Paz. As celebrações no local serão realizadas em três horários: às 8h, às 11h e às 16h. Lembrando que a missa tradicionalmente celebrada às 9h será antecipada para às 8h.
 
Desde o começo do cristianismo os fiéis cristãos rezam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. Os mais antigos sacramentários romanos atestam o uso de missas específicas pelos defuntos. Não sendo realizadas nos funerais, eram celebradas depois, como comemoração (séculos III e IV).
 
No século V, a Igreja começou a dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos. A celebração da missa pelos mortos foi confirmada, no século VII, por Santo Isidoro de Sevilha. Em 998, o abade de Cluny, Santo Odilo, ordenou que todos os conventos beneditinos celebrassem um dia de todas as almas.
 
No século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX determinaram à comunidade eclesial dedicar um dia aos mortos. No meio do século XI, provavelmente entre 1024 e 1033, a Abadia de Cluny, na França, institui a comemoração dos mortos, o Dia de Finados, no dia 2 de novembro, em contato com a Festa de Todos os Santos, na véspera. Com o prestígio da ordem beneditina, a Festa dos Mortos foi rapidamente celebrada em todas as partes.
O conteúdo continua após o anúncio

MAIS NOTÍCIAS