Moradores cobram melhorias em ruas no Colina da Praia

As chuvas fortes pioram o estado da via

Moradores cobram melhorias em ruas no Colina da Praia

Moradores do bairro Colina da Praia, em Itabira, relatam condições precárias de ruas locais, várias delas cheias de buracos e com esgoto a céu aberto. Uma mulher que mora na rua Trinta desde a infância relata que a situação está crítica. “A rua está toda esburacada e, com o calor, o mau cheiro do esgoto está insuportável”, reclama.

“E o mais incoerente é que próximo à rua, está sendo construída uma bela praça. Mas, enquanto isso, estamos sofrendo com a falta de serviços básicos”, diz.

“Está intransitável. Moro em um apartamento no início da rua e o carro do meu noivo, que é mais baixo, está com a frente toda danificada, de tanto esbarrá-la”, conta. “Verdadeiras crateras se abriram, pedras grandes rolaram e estão espalhadas no meio da via. Mesmo a pé, como tem muito cascalho solto, o risco de queda é grande”, reclama, ressaltando que o filho de quatro anos já caiu várias vezes.


O bueiro fica "escondido" e está parcialmente entupido por terra após as chuvas

Demanda antiga

Em outubro de 2015, a Prefeitura de Itabira, em parceria com a Casa Própria Imóveis (Capi) e a empresa Santa Fé, informou que implantaria uma rede para encaminhamento do esgoto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laboreaux nas ruas onde o serviço ainda não existe. Mas, até hoje, a obra não foi realizada. 

Medidas

DeFato Online procurou o secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott, que assumiu a pasta na semana passada. Ele afirmou que está ciente do problema e que tentará um “recurso emergencial” para que os locais mais prejudicados do município sejam cuidados. “O orçamento abrirá aproximadamente dentro de duas semanas, aí teremos o recurso emergencial”, salientou.

Ainda de acordo com o secretário, o novo governo encontrou a pasta de obras sem recursos e com muitas dívidas a serem quitadas. Até mesmo a operação tapa-buracos ainda não pode ser realizada porque a empresa contratada para esse serviço está sem receber desde meados do ano passado.

O caso relatado pela moradora do Colina da Praia pode demorar um pouco mais para ser completamente solucionado. É que na última sexta-feira, 6 de janeiro, a Prefeitura de Itabira publicou no Diário Oficial um aviso de suspensão da concorrência pública para contratação da empresa que executaria os serviços de de infraestrutura na comunidade. Segundo o secretário Ronaldo Lott, o processo licitatório está somente suspenso, mas não foi cancelado.