Os moradores de Barão de Cocais tentam reconstruir suas vidas após inundações que colocaram a cidade em estado de emergência neste final de semana. Mais de 100 pessoas foram acolhidas no ponto de apoio criado pelo município. A prefeitura realiza ações para recolher donativos para as pessoas que tiveram danos materiais.
Cerca de seis pontos críticos de alagamentos foram apontados no município. Moradora da rua Moura Monteiro, um dos locais mais afetados, Helena Reis conta sobre dois momentos críticos durante a inundação e lembra a luta para que os danos materiais não fossem tantos.
“Meu muro caiu, entrou lixo dentro de casa. Foram duas cheias, uma atrás da outra. Nunca tinha visto isso. O primeiro alagamento veio, passou e começamos a limpar a casa. Foi quando começou a segunda cheia, que veio de uma vez e só conseguimos sair de casa correndo para não nos colocar em risco”, disse.
Morador do bairro Sagrada Família, Antônio Silva relata sobre as perdas com as inundações dos últimos dias. “A água veio de uma vez e se não tivéssemos saído, também seríamos levados. Fomos todos para a casa de parentes. Não deu tempo de separar nada. A água levou tudo, mantimentos, móveis. São prejuízos que não acabam mais.”
O aposentado agora pensa em formas para reconstruir a vida. “Nunca imaginei que passaria por isso, ver meu patrimônio literalmente indo por água abaixo. Agora o que podemos fazer é juntar as economias e contar com a ajuda de familiares para recomeçarmos”, finaliza.
Arrecadação
A prefeitura Municipal está com ações de arrecadação para os moradores atingidos pelas inundações. Dos ítens básicos, produtos de higiene pessoal (creme dental, sabonete e escova de dente), alimentos não perecíveis e materiais de limpeza. O ponto de coleta é na Secretaria Municipal de Saúde.
Sobre móveis e eletrodomésticos, os principais para doação são: fogão, armário, geladeira, cama (solteiro e casal), mesa com cadeira, guarda-roupa e sofá. Esses ítens podem ser entregues no Salão do Cras, na rua Joaquim do Carmo Gonçalves, bairro São Miguel.