Morre Brito, titular do Brasil na conquista do tricampeonato no México
Ex-zagueiro morreu aos 86 anos, no Rio, em decorrência de pneumonia
Hércules Brito Ruas, o Brito, como era conhecido, morreu na quinta-feira (11), no Rio de Janeiro, aos 86 anos. Brito foi zagueiro da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1966 e 1970. A informação foi confirmada na página oficial do tricampeão do mundo nas redes sociais. Ele estava internado há pouco mais de uma semana, com um quadro de pneumonia.
O atleta começou a carreira no Vasco da Gama, seu time do coração. Depois de uma temporada emprestado ao Internacional, assumiu a posição de titular em 1960, com a responsabilidade de substituir Bellini, que havia sido bicampeão mundial com a seleção brasileira.
Convocado para Copa do Mundo de 1970, no México, foi titular em todos os jogos da conquista do tricampeonato do Brasil.
Formou a defesa da eterna seleção do Tri ao lado do volante Piazza. Juntos, foram campeões com vitória por 4 a 1 sobre a Itália no Estádio Azteca, na cidade do México.
A histórica formação de que o zagueiro fez parte era formada por: Félix; Carlos Alberto, Brito, Everaldo e Piazza; Clodoaldo, Rivellino e Gerson; Jairzinho, Pelé e Tostão.
Homenagens
O Vasco das Gama prestou homenagem ao atleta que defendeu o clube por vários anos em sua página nas redes sociais. “Com o mais profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento de Brito, um dos maiores zagueiros da história do Vasco da Gama. Hércules Brito Ruas tinha 86 anos, era vascaíno de berço e foi revelado em São Januário”.
De acordo com o clube, Brito disputou 405 jogos e marcou 11 gols, em duas passagens: 1957 e de 1959 até 1969. Conquistou o Torneio de Paris de 57 e o Rio São Paulo de 66.
“Suas atuações e seu porte físico o levaram para a Seleção Brasileira, a qual defendeu em duas Copas do Mundo: 1966 e 1970, de onde saiu com o Tri-Mundial”, destacou a postagem do cruzmaltino.
Ver essa foto no Instagram
Outro clube carioca, o Flamengo também usou as redes sociais para prestar as suas homenagens. Brito atuava pelo rubro-negro quando foi convocado pela Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1970, quando foi o time brasileiro conquistou o tricampeonato.
“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Hércules Brito Ruas, o Brito, aos 86 anos.Rubro-negro no histórico esquadrão do Tri em 1970, foi eleito o jogador mais bem preparado fisicamente daquela Copa. Em sua passagem pela Gávea, Brito honrou e respeitou o nosso Manto. Descanse em paz, Tricampeão. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, destacou o Flamengo.
Ver essa foto no Instagram
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se manifestou pelas redes sociais, além de publicar uma matéria em seu site oficial para lamentar a morte do ex-jogador (leia aqui).





