Mudança da Policlínica gera manifestação na Igreja Católica em Monlevade

Populares questionam onde está o projeto de reforma e o prazo para esta ser concluída. O temor é que o Executivo torne permanente a mudança de endereço

Mudança da Policlínica gera manifestação na Igreja Católica em Monlevade
Manifestantes protestam durante missa em Monlevade – Foto: Reprodução/Whatsapp

A mudança da Policlínica, que funcionava no centro de João Monlevade, para o antigo Pronto Atendimento, no bairro Belmonte, ainda dá o que falar na cidade. Como prova disso, populares manifestaram contrários à mudança, durante missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, neste sábado (16).

A missa era presidida pelo padre Marcos José e parte dos manifestantes fazem parte do grupo Monlevade em Ação, que já organizou outras manifestações contrárias ao governo municipal. Os manifestantes empunharam duas faixas, sendo que a primeira tinha escrito “Policlínica: transferência na calada da noite é golpe”. A outra faixa tinha as seguintes palavras “Policlínica: reforma sim, mudança não”. As duas faixas estavam assinadas por “Usuários do SUS”.

Falta de transparência

Muitos questionam a forma como a Prefeitura conduziu a situação, em especial pela falta de transparência e definição do que funcionaria no local. Desde junho, a DeFato informou em primeira mão a reativação do espaço e somente esta semana divulgou-se a mudança.

Outro fator de questionamento da população é sobre a mudança ter sido feita durante feriado prolongado. Os próprios servidores que trabalham na Policlínica justificaram que por ser uma transferência complexa, era necessário aproveitar o feriado para que tudo fosse feito de forma organizada.

Prefeitura justifica mudança

A Prefeitura, por meio de vídeo institucional, justifica a mudança devido a necessidade de reforma do prédio da Policlínica. O vídeo mostra infiltrações no teto e nas paredes, banheiros com condições precárias, janelas com vidros quebrados e muitos outros pontos.

No entanto, a população questiona onde está o projeto de reforma e o prazo para esta ser concluída. O temor é que o Executivo torne permanente a mudança de endereço, prejudicando usuários de bairros adjacentes à Policlínica. Apesar do antigo PA ser de fácil acesso via ônibus, com ponto de parada em frente ao local, alguns usuários do SUS afirmam que não têm condições de pagar passagem. Outra alegação é que muitos têm idosos na família e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

cassino criptomoedas