A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, nesta quinta-feira (14), mandado de prisão preventiva contra uma mulher, de 44 anos, que descumpria medida protetiva de urgência em favor da mãe dela, de 63. Os crimes foram cometidos em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a suspeita foi presa.
Conforme investigações conduzidas pela equipe da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), a investigada estaria ameaçando de morte a vítima, além de xingá-la e amedrontá-la. Segundo a investigação, o motivo das violências estaria ligado a questões patrimoniais.
Após o recorrente descumprimento da ordem judicial em proteção à idosa, a PCMG representou pela prisão preventiva, cumprida nesta quinta-feira.
Operação Shamar
A ação é parte da operação Shamar, desencadeada em todo o estado, entre os meses de agosto e setembro, como repressão e prevenção à violência doméstica contra a mulher.
A operação, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no âmbito nacional, recebeu o nome “Shamar” devido à origem hebraica da palavra, que significa ato de guardar, vigiar ou proteger. Assim, o propósito da ação é conscientizar a sociedade quanto à prevenção da violência contra a mulher, por meio de mobilização social e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher, além de fomentar denúncias.
Denuncie
Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma Delegacia de Polícia Especializada, ou ligar para o 181 ou 190. E ainda, através da Delegacia Virtual é possível registrar boletins de ocorrência, denunciar casos de violência psicológica, física ou qualquer outro tipo de violação de direitos.

