Mulheres na política: curso promete orientar e incentivar

A ONU Mulheres promove segunda edição de curso específico para candidatas e eleitoras

Mulheres na política: curso promete orientar e incentivar
O conteúdo continua após o anúncio


A ONU Mulheres em Itabira realiza a partir dessa quarta-feira, 7 de outubro, o II Curso de Formação Político-Eleitoral para Mulheres. Ele acontece até o mês de novembro, de forma completamente gratuita e online.

De acordo com o Mapa das Mulheres na Política 2020, relatório da ONU Mulheres e da União Interparlamentar, o Brasil possui um dos governos com menor participação de mulheres. Em Itabira, a realidade não é diferente.

O município nunca teve uma mulher como prefeitura. Até hoje, apenas cinco mulheres foram eleitas como vereadoras. Atualmente, pela primeira vez, uma mulher ocupa o cargo de vice-prefeita. O curso tem a intenção de dialogar, justamente, com as mulheres que irão concorrer a cargos eletivos nas eleições desse ano.

Mulheres na política

No ranking mundial de representatividade feminina nos parlamentos, o Brasil ocupa a 140º posição no universo de 193 países. “Acreditamos que com um trabalho a médio e longo prazo essa realidade poderá ser modificada”, explica José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, responsável pelo projeto da ONU Mulheres. Ele complementa explicando que é preciso que haja “uma conscientização feminina, de que ela deve representar as mulheres e ocupar o seu espaço na política”.

Don Carlos reforça que o curso “tem como propósito da igualdade de gênero. A ONU Mulheres, em Itabira, sofreu alguns impactos devido a pandemia, mas está avançando bem no que diz respeito a conscientização da mulher, a inclusão social e o empoderamento econômico”.

Sobre o curso

O curso é voltado para mulheres que se candidataram para ocupar algum cargo político eletivo, mas também para eleitoras. Entre os temas abordados estão plataformas de campanha, discussões de gênero, políticas públicas para mulheres, o papel da mulher na política.

As inscrições poderão ser feita em um cadastro online. Confira, abaixo, a programação completa.

cassino criptomoedas