BH vai aplicar multa de R$ 80 em quem for flagrado sem máscara

Início da punição para quem insistir em descumprir a medida, ainda será definido pela prefeitura de BH

BH vai aplicar multa de R$ 80 em quem for flagrado sem máscara
Prefeito Alexandre Kalil durante coletiva de imprensa em BH. Foto: Reprodução twitter.

Na tarde desta terça-feira (5), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), destacou que vai multar as pessoas que forem flagradas sem o uso de mascarás em diversos ambientes da capital mineira. O valor da multa, assim como o início da sua aplicação, ainda será decidido pela prefeitura, mas, segundo Kalil, a punição deve girar em torno de R$ 80,00.

O uso do equipamento pessoal é obrigatório em BH desde 22 de abril. O intuito do uso das máscaras tem como objetivo evitar a propagação do vírus por gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas conversarem, tossirem ou espirrarem.

Após a decretação da utilização obrigatória das máscaras, não havia ainda punição para quem fosse pego sem o devido uso. “Vamos multar qualquer pessoa, em qualquer lugar: rua, avenida, espaço público. Temos que olhar para um cara sem máscaras e ver que é um idiota, que não pensa em ninguém. Amarra um pano, uma camisa, faz qualquer coisa”, disparou Kalil.

Ainda durante a coletiva, o prefeito demonstrou preocupação com o aumento de casos no interior do Estado, mas enfatizou que a capital vai manter o início da flexibilização do isolamento para o dia 25 de maio.

Com aumento de casos no interior, Kalil disse para as pessoas se cuidarem, já que BH não teria condições de aguentar um fluxo desenfreado em uma situação mais grave da pandemia “Meu recado é que a situação está ficando perigosa no interior, e, pela crise que o Estado passa nos últimos anos, que parece que vai continuar e piorar, peço que todo mundo se cuide, porque Belo Horizonte não tem a menor condição de aguentar o Estado numa situação de piora dessa pandemia”, comentou.

Ainda na coletiva, Kalil destacou o recebimento de dois milhões de máscaras a partir da próxima sexta-feira (8), o equipamento de proteção será distribuído para a população.