Mundo tem segundo mês de abril mais quente da história

O ano de 2020 também está sendo o mais quente já registrado no planeta,

Mundo tem segundo mês de abril mais quente da história
Foto: Thamires Lopes/DeFato

Abril se tornou o terceiro mês consecutivo a ser o segundo mais quente já registrado no mundo, depois que o ano começou com o janeiro mais quente já visto em 141 anos de registros. A constatação é de cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

Ainda de acordo com informações da agência, o ano de 2020 também está sendo o mais quente já registrado no planeta, considerando os meses de janeiro a abril, com o gelo marinho do Ártico continuando seu recuo.

Clima em números

A temperatura média global em abril foi 1,06ºC acima da média do século 20, tornando abril de 2020 o segundo mais quente depois de abril de 2016. Os oito meses de abril mais quentes ocorreram desde 2010 e abril de 2020 marcou o 44º abril consecutivo acima da média do século 20.

O conteúdo continua após o anúncio

O mês de abril de 2020 foi o segundo mais quente já registrado na história global, de acordo com cientistas do Centro Nacional de Informação Ambiental da NOAA. Além disso, se considerarmos os meses de janeiro a abril, este ano também já é o segundo mais quente do planeta em 141 anos, desde que começaram os registros. Os meses de janeiro e fevereiro também bateram recordes.

A temperatura global da superfície oceânica em abril de 2020 ficou 0,8ºC acima da média do século 20 e foi a mais alta para o mês desde que os registros mundiais começaram, em 1880. A cobertura de gelo marinho em abril de 2020 ficou 6,5% abaixo da média de 1981 a 2010 e foi a quarta menor extensão já registrada no mês no Ártico.

Climatempo

MAIS NOTÍCIAS