Comandante dos Bombeiros faz apelo sobre queimadas e afogamentos em Itabira e região

Problemas tendem a se intensificar neste período de calor

Comandante dos Bombeiros faz apelo sobre queimadas e afogamentos em Itabira e região
Ao lado de quatro colegas militares, o Tenente Medeiros esteve na câmara nesta tarde. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


A Câmara Municipal de Itabira recebeu na tarde desta terça-feira (29) o tenente do 6º pelotão do Corpo de Bombeiros, Marlon Pinho Medeiros de Aguiar. Na oportunidade, o militar, a convite do vereador Luciano Sobrinho, participou da reunião ordinária da Câmara para falar sobre o alto número de queimadas e afogamentos na região.

Como apresentado pela reportagem da DeFato Online publicada há 11 dias, só ano ano passado, no período entre abril e outubro, foram registrados 139 incêndios em Itabira e cidades próximas. Em relação aos afogamentos, 2020 já registrou nove óbitos nas 19 cidades e distritos atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Itabira.

Neste período de temperatura alta e ar seco, a situação tende a piorar. Segundo o Climatempo, o calor pode superar 40°C em vários estados brasileiros nesta semana. Enquanto as queimadas podem ser provocadas pela vegetação seca e a baixa umidade do ar, o número de afogamentos pode aumentar devido à procura por cachoeiras, lagos e outros balneários. O tenente Medeiros ressaltou a importância de poder falar sobre estes dois problemas graves na Câmara Municipal de Itabira.

“É muito importante a gente ter essa oportunidade para falar na casa do povo. Estamos chegando no pico agora que é entre os meses de setembro e outubro, e é fundamental termos esse contato com a população. Estão acontecendo muitas ocorrências de incêndios florestais na região e várias delas por causa humana. Então a gente faz esse apelo aos itabiranos para que tenhamos uma cidade com maior qualidade de vida”, explica.

Medeiros também citou alguns fatores para a ocorrência dos incêndios. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Sobre algumas das medidas a serem tomadas contra os incêndios, Medeiros destacou a limpeza correta de lotes vagos e também dos aceiros, presentes na zona rural. Além disso, o tenente também falou sobre a alta incidência de afogamentos na região. Ele deu dicas para que os casos não ocorram com tanta frequência.

“Estamos tendo uma alta incidência de afogamentos na cidade. Então estamos pedindo às pessoas para terem esse cuidado, não aliar natação com bebida alcoólica, evitar brincadeiras perigosas e salto de pedras altas, por conta desse perigo. Já tivemos nove óbitos nesse ano, então se divirtam com moderação e consciência”, alerta.

Responsável por convidar o tenente Medeiros à Câmara, Luciano Sobrinho comparou a situação local com o momento vivido pelo mundo inteiro.

“Fiz o convite para explanar a todos os vereadores e imprensa sobre as ações do Corpo de Bombeiros, estatísticas e o que a população deve ou não deve fazer para contribuir para que esse mal acabe. Sabemos que é uma cultura errada não só de Itabira mas de todo o planeta, mas temos que cuidar da nossa casa”, explicou.

Na tarde desta terça-feira (29), Itabira viveu um exemplo claro desta situação alarmante. A equipe da DeFato Online flagrou um forte incêndio próximo a uma mina da Vale. Confira no vídeo abaixo:

cassino criptomoedas