No aniversário da cidade, Ipatinga reabre shopping, comércio e bares
Município flexibiliza o funcionamento do comércio em meio à pandemia de Covid-19. Casos suspeitos da doença chegam a 1.436
Ipatinga, no Vale do Aço completa, nesta quarta-feira (29), 56 anos. Em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Comitê Gestor de Crise do município deliberou, por unanimidade, pela reabertura gradativa de alguns setores comerciais. Sendo assim, bares, restaurantes, shopping e academias poderão reabrir suas portas a partir de hoje, obedencendo a restrições e critérios detalhados em um decreto.
A decisão foi tomada pela prerrogativa do projeto “Minas Consciente”, do Governo do Estado, que visa a reabertura total do comércio nas próximas duas ou três semanas. Estabelecimentos como salões de festas, casas de shows e cinemas, entre outros, continuam sem funcionar.
Novas normas
De acordo com novo decreto municipal, a abertura de shopping centers e galerias em Ipatinga ocorrerá dentro de certas limitações, entre elas o recebimento de público em 40% da capacidade total dimensionada para cada estabelecimento. O documento prevê que, a partir desta quarta-feira (29), os lojistas destes empreendimentos poderão funcionar durante quatro dias da semana, em horário reduzido.
A situação será reavaliada 21 dias após a reabertura. Segundo as regras do decreto, os complexos de compras somente poderão abrir de quinta-feira a domingo, de meio-dia às 20h.
Outra restrição é que dentro das lojas destes segmentos permaneça somente um cliente a cada cinco metros quadrados. Tornam-se obrigatórias, também, nestes locais, a demarcação de espaços para filas, medidas de higienização e a utilização de máscaras.
As praças de alimentação podem funcionar, mas também dentro de restrições previstas no decreto. A aquisição e o consumo de alimentos são permitidos, mas sem ocupação de mesas e cadeiras. Esses mesmos estabelecimentos, de acordo com decreto anterior do município, já estavam autorizados a funcionar com entregas em domicílio.
Também nos shoppings, continuam suspensos a abertura e funcionamento de cinema e playground, assim como estacionamentos cobertos.
Bares e restaurantes em Ipatinga, que estavam operando em sistema de entrega em domicílio, sem permissão para o consumo interno, também poderão reabrir as portas. Contudo, de acordo com a nova flexibilização, o expediente deverá ser encerrado às 21h. O decreto prevê ainda um distanciamento de dois metros por mesa. E somente duas pessoas poderão ocupar cada uma delas.
As academias também poderão retomar suas atividades. Porém, seguindo um rígido protocolo de higienização previsto no decreto. O uso de máscaras nas academias torna-se obrigatório tanto para o educador físico quanto para o aluno. Atividades em grupo estão vedadas. O usuário do serviço deverá permanecer dentro do recinto por no máximo uma hora. Deve ser respeitada, ainda, a distância de cinco metros quadrados de área treinável para cada aluno.
Casos de coronavírus no município
Até ontem (28), município tinha 1.436 casos suspeitos de Covid-19. Destes, 1.238 já cumpriram o isolamento e 153 continuam em monitoramento. Casos confirmados da doença somam 18, dos quais 12 foram considerados curados e seis cumprem o isolamento domiciliar.
Oitocentos e trinta e seis casos deram negativo, sendo 771 por exame RT-PCR realizado a partir da secreção orofarigea e 65 por testes rápidos. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, casos negativos apontados em testes rápidos não são excluídos do total de suspeitos.




