A segunda-feira (4) foi de caos para internautas do mundo inteiro. No início da tarde, por volta das 12h30, as redes sociais Facebook e Instagram, assim como o aplicativo de mensagens e ligações WhatsApp, ficaram fora do ar. O problema persistiu ao longo do dia — causando transtornos em todo o globo — e as plataformas só voltaram a funcionar no período da noite.
O Facebook, empresa responsável por essas redes, informou que ainda investiga as causas dessa falha. No início da noite, por volta das 18h3o, a rede social Facebook retornou ao ar de forma gradativa. Posteriormente, o WhatsApp e o Instagram também voltaram a funcionar. Porém, ainda é importante ficar atento à possíveis instabilidades nos sistemas dessas plataformas.
Segundo informações não-oficiais, a empresa de Mark Zuckerberg sofreu essa grande queda por uma atualização interna realizada de maneira errada.
Quando o serviço começou a ser normalizado?
Às 18h30, informações relataram que o serviço voltou a funcionar em Nova York, entretanto, em fase de testes de forma individual e instável. Ou seja, o serviço ficou variando entre no ar e fora do ar. Pouco a pouco, também foi sendo restabelecido em todo o mundo.
Existe relação com falhas nas operadoras?
Segundo fontes oficiais, a queda das operadoras está relacionada ao grande volume de SMS e ligações, que passaram a ser bastante usados para substituir as comunicações que aconteciam vai WhatsApp e mídias sociais.
O site Downdetector registrou reclamações para Claro, Vivo, TIM e Oi no Brasil.