No dia do radialista, conheça algumas das vozes mais importantes de Itabira!

Data é celebrada hoje (21) e também no dia 7 de novembro

No dia do radialista, conheça algumas das vozes mais importantes de Itabira!
Foto: Pixabay
O conteúdo continua após o anúncio


Um dos meios de comunicação mais populares do país, o rádio surgiu em 1860 e desde 1922 é parte importante da rotina dos brasileiros. Seja para nos informarmos, ouvirmos uma musiquinha ou um jogo do time do coração, todos nós já recorremos ao tradicional meio.

E essa longevidade só é possível graças a um personagem central: o radialista. E é justamente hoje, 21 de setembro, que comemoramos o seu dia. A data também é celebrada no dia 7 de novembro, em homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Como forma de homenagem, a DeFato ouviu algumas das vozes que estão diretamente inseridas no cotidiano do itabirano. Locutor desde os 17 anos, Douglas Rodrigues possui um programa musical diário na Rádio Caraça. Para ele, o grande diferencial da rádio em relação a seus concorrentes é a possibilidade de consumi-la sem interromper suas atividades.

“O grande diferencial da rádio é que você não precisa parar tudo para prestar atenção no que está acontecendo. Quando você vai assistir à TV ou ler um livro, é necessário parar tudo para fazer aquilo. Já a rádio te proporciona a dinâmica de estar trabalhando, fazendo alguma outra coisa e ao mesmo tempo ouvindo e prestando atenção não só na música, mas também no informativo”, conta.

Segundo o locutor, por mais que as redes sociais tenham facilitado o acesso aos rostos daquelas misteriosas vozes, a curiosidade com a aparência física do radialista continua a mesma até hoje. “Já aconteceu de eu estar numa loja e a pessoa ‘poxa, conheço sua voz de algum lugar. você trabalha na rádio?’”.

E quando a resposta é positiva, o carinho é imediato, como relata Douglas. “E aí geralmente falam ‘nossa eu te ouço todo dia, não fazia nem ideia de como você era, que bacana’, então isso é uma coisa gostosa. Eu costumo dizer que fazer rádio é muito prazeroso, porque você tem o reconhecimento das pessoas”.

dia do radialista
O locutor Douglas Rodrigues, da Rádio Caraça, também tem passagens por rádios de Monlevade e Belo Horizonte. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Outra voz marcante da cidade é a do Vagner Ferreira, também da Rádio Caraça. Dono de uma das atrações mais populares do município, Vagner dedicou 33 dos seus 49 anos ao rádio. Perguntado sobre o segredo para ser um radialista de sucesso, ele diz que isso varia de pessoa para pessoa.

“Cada um tem um detalhe diferente, alguns é o carisma, que pro ouvinte é muito legal, o cara ser na rádio o que ele é na rua. As pessoas querem reconhecer nele não só a voz, mas também o carinho e a atenção com o público. Outros têm uma pronúncia legal ou procuram ser mais engraçados, acho que o principal é conseguir criar um estilo próprio para ter uma marca registrada”, explica.

 

dia do radialista
Vagner Ferreira é dono de um dos programas mais populares da região

O operador de áudio

Outra figura importante do rádio, mas que não aparece tanto para o público, é o operador de áudio. Responsável por vinhetas, comerciais, edições e outras atividades, ele é responsável pelo suporte que faz a engrenagem rodar. Vinicius Ramos, de 24 anos, desempenha essa função na Rádio Caraça, e conta sobre o prazer em trabalhar na área.

“O rádio é muito gostoso de fazer. É difícil explicar você saber que tem muitas pessoas te ouvindo, mas sem saber quem são elas, onde elas estão. É uma das profissões mais difíceis porque exige muita vocação, mas quem é do ramo sente um prazer enorme em fazer rádio”, afirma.

dia do radialista
Vinicius Ramos também costuma fazer as vezes de locutor nas folgas dos seus colegas. Foto: Divulgação
cassino criptomoedas