Nova lei leva capoeira para as escolas de Belo Horizonte
Nova lei belo-horizontina reconhece a capoeira como ferramenta educativa e cultural ao instituir a prática em escolas municipais
Uma nova lei em Belo Horizonte promete instituir a capoeira nas escolas municipais. O Programa Capoeira nas Escolas, de autoria das vereadoras Cida Falabella e Iza Lourença, foi aprovado em dois turnos na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.
A lei, publicada no Diário Oficial do Município hoje (24), reconhece a capoeira como uma prática pedagógica e cultural, valorizando sua importância na educação sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira.
Segundo o texto da lei, as atividades do programa serão direcionadas a alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além de envolver a comunidade escolar.
Para a implementação do programa, a prefeitura poderá realizar oficinas, rodas de capoeira, apresentações artísticas e ações formativas com mestres da capoeira. O foco é promover o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas disciplinas de Artes, Literatura e História.
A administração municipal também poderá firmar parcerias com grupos e associações capoeiristas, além de pontos de cultura e agentes culturais, visando fortalecer as atividades do programa.