Novo mutirão vai confeccionar até 400 identidades, diz delegado
Delegado Paulo Tavares diz que está aliviado com solução para problema das identidades em Itabira
O segundo mutirão para confecção de carteiras de identidades em Itabira será realizado neste sábado, 2 de março, entre 9h e 15h, no setor de identificação da Polícia Civil (avenida Carlos Drummond de Andrade). De acordo com o delegado regional, Paulo Tavares, a expectativa é de que até 400 carteiras sejam expedidas, entre primeira e segunda vias.
O mutirão deste sábado terá uma novidade. Não será cobrada a taxa de pouco mais de R$ 12 para quem vai tirar a segunda via. Aos interessados, será necessário levar a certidão de nascimento, ou de casamento – original e uma cópia – e duas fotos 3×4 (que devem ser idênticas e atuais). O detalhe é que o mutirão só vai atender a pessoas com idade a partir de 16 anos. “É uma exigência do Instituto. Pessoas com idade inferior a 16 serão atendidas normalmente nos outros dias. Somente no multirão há essa restrição”, informou o delegado.
Ao contrário do primeiro mutirão, que aconteceu em janeiro, dessa vez serão aceitas pessoas de outras cidades que compõem a regional de Itabira. Não vai haver senha. O atendimento será por ordem de chegada até as 15 horas.

Alívio
O delegado se diz aliviado com a solução do problema de emissão de carteiras de identidade em Itabira. Durante muito tempo, a Polícia Civil local foi muito cobrada pela população por causa da insuficiência no atendimento causada, especialmente, pela falta de mão de obra qualificada para essa finalidade.
O atendimento foi ampliado desde que duas antigas funcionárias públicas foram recontratadas pela Prefeitura para voltar ao posto que ocupavam no setor de identificação. Em 19 dias úteis, segundo o delegado, já foram confeccionadas 738 carteiras de identidades no município. No meio do ano outras duas funcionárias concluem o curso de capacitação em Belo Horizonte e a cidade passará a contar com quatro servidoras.
“Eu ficava angustiado, já que a baliza primordial para a cidadania é ter a carteira de identidade e a gente não estava conseguindo atender a isso. Eu ficava constrangido, mas agora estou aliviado. Estava sem dormir e agora já consigo”, disse o delegado regional de Itabira.