O coronavírus em números: veja dados sobre a doença em Itabira e região

Gráfico foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde e divulgado pela GSR Itabira

O coronavírus em números: veja dados sobre a doença em Itabira e região
Foto: Thamires Lopes/DeFato

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira publicou, nesta terça-feira (29), alguns números sobre o coronavírus na microrregião de Itabira. Além do município itabirano, pertencem à microrregião: Santa Maria de Itabira, Ferros, Santo Antônio, Passabém, São Sebastião, Morro do Pilar, Itambé, Bom Jesus, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas.

Os gráficos, cujos números são de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado de Minas (SES-MG), demonstram a incidência e nível de disseminação do vírus desde o início dos primeiros casos, em março, até o dia 26 de dezembro. A pesquisa é analisada de maneira semanal (semana 13 a semana 52) e também abrange outras microrregiões, como as de Guanhães e João Monlevade.

Em Itabira, o primeiro caso registrado foi no dia 24 de março. A partir daí, o número subiu bastante a partir da semana 23, entre maio e junho, muito por conta do início da testagem em massa realizada na principal cidade da região. Àquela altura, a taxa de incidência da Covid-19, por 100 mil habitantes, ultrapassou a marca de 100 casos por semana na microrregião.

O ritmo só voltou a se desacelerar na semana 37, correspondente a setembro. Naquele mês, o número de testes positivos por semana não chegou aos 50, o nível mais baixo desde maio.

Período crítico

O gráfico também atesta o que é, praticamente, uma unanimidade entre moradores da região: o boom de casos entre novembro e dezembro. Como foi admitido pelo próprio prefeito Ronaldo Magalhães nesta terça-feira (29), o período de eleições fez explodir o número de infectados em Itabira e cidades vizinhas. Desde a semana 48, correspondente ao fim de novembro e início de dezembro, a taxa de incidência se manteve em níveis altos.

O número mínimo de infectados neste meio-tempo foi de, aproximadamente, 150 por semana. Na semana 51, entre 12 e 19 de dezembro, a microrregião itabirana atingiu seu ápice, com mais de 250 casos por semana. Já a semana 52 aponta uma queda destes números, que podem voltar a aumentar devido às festividades de fim do ano.

Foto: Gerência Regional de Saúde de Itabira/Divulgação

Óbitos e taxa de letalidade

Até aqui, foram registrados 77 óbitos decorrentes do coronavírus em Itabira, Barão, São Gonçalo do Rio Abaixo e outros municípios próximos. De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, o número de óbitos a cada 100 mil habitantes na região gira em torno de 33. Isso, segundo a SES-MG, representa uma taxa de letalidade de 1,0%.

Hoje, Minas Gerais contabiliza 11.605 vítimas do Coronavírus e uma taxa de letalidade que está em 2%. São 529.653 casos confirmados em todo o estado até esta terça-feira (29).

Foto: Gerência Regional de Saúde de Itabira/Divulgação