Obras de duplicação da BR-381 avançam nos lotes 3.1 e 7

As obras na BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, ainda está longe de ser concluída. Nos últimos meses, porém, algumas intervenções melhoraram o traçado da estrada. Contudo, apenas dois dos 11 lotes em que o projeto de duplicação foi dividido estão com trabalhos em andamento. + Presidente da Acita vê privatização como única […]

Obras de duplicação da BR-381 avançam nos lotes 3.1 e 7
O lote 3.1 da BR-381 N teve um avanço de 3

As obras na BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, ainda está longe de ser concluída. Nos últimos meses, porém, algumas intervenções melhoraram o traçado da estrada. Contudo, apenas dois dos 11 lotes em que o projeto de duplicação foi dividido estão com trabalhos em andamento.

+ Presidente da Acita vê privatização como única alternativa para duplicação da BR-381

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as obras do lote 3.1, entre o km 288,4 e o km 317 estão em bom ritmo de execução, sendo executadas pontes, viadutos e passarelas,  terraplenagem, obras complementares, drenagem, obras de arte correntes e pavimento rígido.

Já foram executados 25 km de terraplanagem e 10 km de pavimentação. O valor total medido é de R$ 237 milhões, que representa 58% do valor do contrato. A previsão de conclusão desse lote é para 2020.

O lote 3.1 da BR-381 N imageM do trecho final do Binário Novo. Foto: Nova 381/Divulgação

Quanto ao lote 7, entre o entre o km 389,5 e o km 427, estão em execução serviços de drenagem, cercas e pavimento rígido. Neste lote, foram concluídos 31 km de pavimentação e 8 km de restauração. O valor total medido é de R$ 497 milhões, o que representa 73% do valor do contrato. Há previsão de conclusão desse lote em 2019.

Em abril, durante o 3º Encontro das Associações Comerciais do Médio Piracicaba, o coordenador de Engenharia do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) Minas Gerais, Sérgio Garcia, disse que não há dinheiro para a duplicação da BR-381 e que a expectativa do órgão é executar um trecho do lote 7, entre o Rio Una até o trevo de Bom Jesus do Amparo. Essa obra deve ser finalizada até agosto deste ano.

Já as obras da ponte sobre o rio Piracicaba, responsável por ligar as cidades de Timóteo a Coronel Fabriciano, na BR-381, devem ser concluídas em setembro. A ponte tem 125,62 metros de extensão e representa uma das mais importantes ligações rodoviárias entre os municípios do Vale do Aço.

Confira a situação dos 11 lotes da BR-381:

Foto: Nova 381/Divulgação