Oficina de Cordel trabalha a criatividade e raciocínio de participantes
Em círculo, eles interagem entre si fazendo rimas, estimulando o pensamento rápido
As oficinas do 40º Festival de Inverno de Itabira seguem a todo vapor. Na manhã desta terça-feira, 8 de julho, a oficina de Cordel começou suas atividades. Com duração até 11 de julho, os exercícios acontecem na FIDE de 8h às 12h.
Com a sala tipicamente decorada, a proposta é que o aluno conheça modalidades básicas da métrica, da rima e da composição das estrofes. “Cordel é uma linguagem popular, mas ela também é muito inteligente, precisa pensar para escrever”, contou o ministrante Thiago Henrique Vaz.
Durante as aulas diferentes tipos de dinâmicas são feitas com os jovens. Em círculo, eles interagem entre si fazendo rimas, estimulando o pensamento rápido. “Tem que ter agilidade no pensamento. É uma dinâmica muito especial, é picaresco e grotesco, mas irreverente, com discurso galopante e político”, descreveu Thiago.
Thiago conta que, na oficina, trabalha dinâmicas e jogos de improviso com os meninos. “Podem esperar muita risada, porque o povo se diverte com essa linguagem, e ao mesmo tempo podemos aprender muito, pois se trata de assuntos do cotidiano. É como se fosse uma matéria jornalística, mas de forma poética e lúdica. Isso é o que faz sentirmos prazer com o cordel”.
Alexandre do Carmo auxilia Thiago durante as atividades. A dupla é de Ipatinga e participa da Companhia Bruta de Teatro.
