Olhar Atento terá câmeras móveis em Itabira
Além de duas câmeras móveis, projeto de expansão do monitoramento prevê ainda 25 fixas

A ampliação da cobertura do projeto Olhar Atento em Itabira, programa de monitoramento feito pela Prefeitura em parceria com a Polícia Militar, contará também com duas câmeras móveis, além das 25 fixas que serão instaladas em pontos estratégicos do município. Quando o projeto de expansão do serviço estiver executado, a cidade contará com 48 câmeras no total, todas ligadas a uma central – atualmente instalada dentro do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), no 26º Batalhão.
Segundo o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), as câmeras móveis (ele não soube dar detalhes sobre seu funcionamento) serão usadas em eventos com grande aglomeração de pessoas ou em bairros com alto índice de criminalidade, seguindo os mesmos princípios da Base Comunitária Móvel.
Ainda não há um prazo definido para que as novas câmeras comecem a operar, mas o prefeito garante que o processo, que começou no ano passado, tem andado rápido dentro da Polícia Militar de Minas Gerais. “Está sob a tutela do coronel Humberto, que trabalhou em Itabira”, afirmou ele a DeFato.
Manutenção
Enquanto as novas câmeras não são instaladas, a Prefeitura de Itabira contratou a empresa XPTI Tecnologias em Segurança para dar manutenção às câmeras já existentes. Os serviços prestados pela empresa englobam manutenção preventiva e corretiva, incluindo também o fornecimento de peças e mão de obra. O contrato terá duração de 180 dias e a empresa receberá R$ 135.700,00.