Palestra e cerimônia abrem Copa da Amizade de Futsal
Pira Olímpica foi acesa no Ginásio Poliesportivo
Atletas, árbitros, técnicos e coordenadores dos times que vão participar da Copa da Amizade de Futsal assistiram à palestra sobre as novas regras de arbitragem na noite de sexta-feira, 18 de outubro, na Câmara Municipal. O encontro fez parte do lançamento da Copa realizada pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
O secretário de Esportes e Lazer (SMEL), Elson Ferreira de Sá, o presidente da Câmara, Rodrigo Alexandre Assis Silva, e o coordenador da Copa da Amizade, Marcelo da Silva Oliveira, participaram da composição da mesa.
O palestrante Alexandre Hamilton Pinheiro comentou sobre o trabalho exercido pela arbitragem. “Somos administradores de emoções. Quando entramos em quadra, aplicamos regras que na maioria das vezes não vão satisfazer e causam estresse aos atletas, técnicos e torcedores”, disse. Ele também explicou sobre as novas regras relacionadas ao futsal para que os participantes saibam o que será cobrado em quadra.
Início dos jogos
Na manhã de sábado, 19, houve a abertura da Copa da Amizade no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino. O evento contou com a presença do prefeito Damon Lázaro de Sena, do secretário da SMEL, Elson Sá, do chefe do Departamento de Esportes, Anderson Cerceau, e do coordenador da Copa da Amizade, Marcelo Oliveira.
Após o acendimento da Pira Olímpica e o juramento dos atletas, o prefeito falou às delegações presentes sobre a importância da prática esportiva. O torneio acontece há 18 anos e tem o objetivo de promover a inclusão social de crianças e jovens. Neste ano, vão participar da competição 1.120 atletas de