Palestras, roda de conversa e seminário debatem a luta antimanicomial em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo promove neste mês uma série eventos para celebrar o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Com o tema “De mãos dadas com a vida: a luta antimanicomial continua”, a programação contempla palestras, roda de conversa e seminário com participação de profissionais de diversas áreas. A […]

Palestras, roda de conversa e seminário debatem a luta antimanicomial em São Gonçalo
Luta antimanicomial motiva debates em São Gonçalo do Rio Abaixo – Foto: Acom PMSGRA

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo promove neste mês uma série eventos para celebrar o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Com o tema “De mãos dadas com a vida: a luta antimanicomial continua”, a programação contempla palestras, roda de conversa e seminário com participação de profissionais de diversas áreas.

A abertura será com palestra, na sexta-feira (10), às 13h, na sala multiuso do Centro Cultural. O tema ‘O Cuidado em Família – Vamos Conversar?’ será ministrado pela coordenadora do Caps Peixe Vivo, Ronnara Kelles Ribeiro, e pela assistente social da Semusa, Jamila Souza Santo Pereira Gonçalves.

Na quinta-feira (16), às 8h, no auditório do Centro Cultural, a terapeuta ocupacional, especialista em psicanálise com crianças e adolescentes,Priscila Andrade de Freitas, fala sobre “Adolescência, seus nós e seus enlaces”. No mesmo dia, às 13h, a professora do curso de Direito da UFOP, Renata Barbosa, aborda “A judicialização do SUS na saúde mental e no cuidado a pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas.” Logo após, a enfermeira coordenadora da Vigilância em Saúde de São Gonçalo, Elaine Cristina Gonçalves Fagundes, explica o tema “Notificação Compulsória”.

Uma roda de conversa ocorre na terça-feira (21), às 13 h, na sala multiuso do Centro Cultural. O evento será ofertado a usuários do Caps Peixe Vivo e usuários da Saúde Mental de Itabira.

A programação encerra na sexta-feira (24), com um seminário para  chefes de setor da Prefeitura de São Gonçalo. O evento ocorre, às 8h, no auditório do Centro Cultural e os participantes vão refletir sobre a “Saúde Mental e uso de álcool e outras drogas – o impacto na saúde do trabalhador”.