Neste domingo (11), a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, recebe um encontro especial: Pato Fu e a Orquestra Ouro Preto irão realizar o concerto “Rotorquestra de Liquidicafu”. O espetáculo gratuito terá única apresentação neste final de semana às 18h, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Um mundo inteiro de possibilidades musicais. É assim, num experimentalismo bem à mineira, que começa o encontro da Orquestra Ouro Preto com o Pato Fu em “Rotorquestra de Liquidificafu”, série de concertos que marcou, em grande estilo, os 30 anos de trajetória da banda mineira. Logo na primeira música do espetáculo, uma versão surpreendente da música “Rotomusic de Liquidificapum,” uma síntese do espírito desse projeto, ancorado na ousadia e na multiplicidade de referências que acompanham a história do Pato Fu.
Com um repertório equilibrado entre as canções mais conhecidas do grande público e outras preciosidades menos populares da banda, pinçadas dos 13 álbuns gravados em sua trajetória, a “Rotorquestra” foi acolhida de forma calorosa e afetuosa pelo público. “Não posso dizer que me surpreendi com a receptividade do público pois eu tinha certeza de que seria muito boa. Eu me surpreendi mais com a facilidade com que trabalhamos juntos e colhemos esse resultado tão feliz. A parceria com a Orquestra nos fez enveredar por um repertório que não tocávamos há muito tempo. Isso realmente deixou os fãs muito emocionados; e daí a gente se emocionou de volta”, afirma John Ulhôa.
Turnê no estado
Ao longo de toda a turnê de estreia do concerto pelo interior de Minas Gerais, os artistas foram recepcionados em praças lotadas por todas as cidades visitadas – Nova Lima, Caeté, Sabará e Santa Bárbara, além de um show inesquecível cercado pelas belezas de Inhotim. O encerramento da turnê se deu numa noite memorável com o público belo-horizontino no Palácio das Artes, com ingressos totalmente esgotados para acompanhar a gravação do álbum que será lançado ainda neste ano.
Para o Maestro Rodrigo Toffolo, fã confesso da banda, a união entre Orquestra e Pato Fu passa por linhas históricas construídas entre ousadia e versatilidade. “Lembro de ouvir o ‘Hino do Pato Fu’ em alguns encontros com amigos em Ouro Preto. Era fantástico. Assisti a muitas apresentações da banda e sempre enxerguei similaridades com a Orquestra. O experimentalismo, a ousadia, a falta de pudores em arriscar. Tudo sempre feito com muita qualidade, leveza e toques de humor”, afirma o regente.
Rotorquestra de Liquidificafu: Pato Fu e Orquestra Ouro Preto
Local: Praça da Liberdade, Belo Horizonte.
Data: 11 de junho de 2023, domingo
Horário: 18 horas
Ingressos: Entrada franca
Informações: www.orquestraouropreto.com.br
Mudança no trânsito
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a partir das 14h deste sábado (10), serão implantadas reservas de área (proibição de estacionamento);
Para montagem das estruturas do palco, a partir das 17h, serão interditadas as seguintes vias:
– Av. Bias Fortes entre Rua da Bahia e Av. Cristóvão Colombo,
– Alameda da Educação entre Rua Gonçalves Dias e Av. Bias fortes,
– Alameda dos Despachos entre Av. Bias Fortes e Rua da Bahia (ambos os sentidos)
Desvios pato fu
Devido às interdições, serão necessários desvios, que vão iniciar no sábado (10), às 17h, e permanecerão até 23h de domingo (11):
Sentido Centro/Savassi: Av. João Pinheiro, Rua Gonçalves Dias, Av. Bias Fortes, Rua da Bahia.
Sentido Savassi/Centro: Inalterado.
As medidas operacionais serão adotadas a fim de garantir o evento, preservando as condições de segurança, fluidez de veículos e pedestres e acessibilidade da região.
Transporte coletivo
As linhas do transporte coletivo que passam pelas vias interditadas terão seus itinerários alterados.