Site icon DeFato Online

Patrícia de Freitas toma posse na OAB Itabira e defende diálogo com Poder Público

Patrícia de Freitas toma posse na OAB Itabira e defende diálogo com Poder Público

Patrícia de Freitas é a segunda mulher a presidir a OAB Itabira - Foto: Gustavo Linhares/DeFato

O Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond (FCCDA) recebeu, na noite de terça-feira (22), a cerimônia de posse da nova diretoria da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itabira). Em seu discurso, a presidente eleita, Patrícia de Freitas, pregou a união da categoria e o diálogo constante com os três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Quando se fala em união da advocacia de Itabira não se desconsidera que haja divergência em um ou outro ponto, não estamos afirmando que tudo são flores. Somos 600 inscritos e há, sim, 600 opiniões. É com muita consciência que eu e a minha diretoria assumimos as responsabilidades que nos foram confiadas. Primaremos pelo diálogo institucional com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca pela manutenção da ordem jurídica e melhoria na prestação jurisdicional”, afirmou Patrícia de Freitas.

Apesar de ter assumido administrativamente em janeiro, a posse solene foi marcada para este mês devido as comemorações do dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia oito. Patrícia de Freitas é a segunda advogada a assumir o cargo de presidente da OAB Itabira desde a sua fundação, em 1976. Antes dela, a advogada Zita Sant’Ana foi a primeira mulher a ocupar o cargo, em dois mandatos, o primeiro de 1987 a 1988 e o segundo de 2004 a 2006.

“Março é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, não por acaso foi o mês escolhido para realização da solenidade de posse. É com muita alegria que me torno a segunda mulher a presidir a 52ª Subseção da OAB em Minas Gerais – OAB Itabira, nos seus mais de 45 anos de criação. Tivemos muitos presidentes, com inúmeros méritos, e até o presente momento apenas uma mulher teve a coragem de pleitear um espaço até então exercido por homens, Dra. Zita Sant’Ana, merecedora de justa homenagem”, observou Patrícia de Freitas.

Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Assessoria jurídica em Itabira

Durante a solenidade, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) afirmou que trabalhará junto com a OAB Itabira para que seja instalado no Município a defensoria pública estadual — um pleito antigo dos advogados locais. Além disso, revelou que a Prefeitura de Itabira vem discutindo com uma universidade, provavelmente a Unifuncesi, a criação de uma assessoria jurídica municipal.

“Vamos lutar junto com a OAB pela defensoria pública. Mas estamos avançando em uma assessoria jurídica pública gratuita junto com a universidade. Também temos que trazer para Itabira outras varas e trabalhar para que esta cidade seja reconhecida e tenha disponibilidade dessas grandes ferramentas institucionais da Justiça”, discursou Marco Antônio Lage.

“Uma cidade sustentável, transparente e justa depende fortemente de atitudes e das forças das instituições. É isso que a Prefeitura, OAB e outras instituições devem se alinhar para desenvolver e criar um pacto de transparência entre todos os poderes. Assim vamos poder construir a cidade pós-ciclo da mineração que queremos, com instituições fortes”, completou o prefeito de Itabira.

Foto: Gustavo Linhares/DeFato

O deputado estadual Bernardo Mucida (PSB), que também é advogado, também destacou a importância de se contar com a defensoria pública estadual na cidade, assim como a atração de outros serviços jurídicos. “Há muito ainda a ser feito, como algumas lutas da OAB: a defensoria pública estadual, que Itabira merece e que já era pra ter sido colocada há muitos anos; a ampliação da Justiça Federal, que nós precisamos continuar lutando por isso. Precisamos construir uma cidade forte, uma OAB forte e uma Justiça que dê esse respaldo. Nós temos enquanto cidade, enquanto comunidade e enquanto sociedade um enorme desafio: fazer Itabira caminhar com as próprias pernas após a exaustão das minas”, declarou

Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Já o presidente da Câmara de Itabira, o vereador Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão”, destacou a importância da união entre as instituições em favor do desenvolvimento local. “Nesse momento, infelizmente o ódio impera e a intolerância supera o diálogo, e o nosso país e o mundo vivem momentos turbulentos. No lugar desses discursos de ódio é preciso ter o discurso de união. E a OAB Itabira trouxe esse belíssimo exemplo: a união de ideias, de vontades. E onde se tem união não se pode ter outro resultado diferente que não o sucesso”, disse.

Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Presenças

Além de toda nova diretoria da OAB Itabira, estiveram presentes na posse o Secretário Geral da OAB Minas Gerais, Sanders Alves Augusto, e o diretor tesoureiro, Fabrício Almeida.

Confira a composição da diretoria da OAB Itabira:

Conselheiros subseccionais:

Exit mobile version