PBH aposta em tecnologia para acelerar ônibus na Região Leste

Sistema semafórico inteligente será instalado em nove cruzamentos das ruas Niquelina e Domingos Vieira e promete acelerar viagens, reduzir congestionamentos e modernizar a fluidez do transporte coletivo na Região Leste de Belo Horizonte

PBH aposta em tecnologia para acelerar ônibus na Região Leste
Foto: Divulgação PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) firmou um contrato de R$ 1,07 milhão para instalar um sistema semafórico inteligente que dará prioridade ao transporte coletivo em nove cruzamentos localizados naqueles que são considerados corredores de alta demanda: as ruas Rua Niquelina e Rua Domingos Vieira, na Região Leste da cidade. O contrato foi publicado nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial do Município (DOM).

A empresa contratada, Digicon — que já fornece equipamentos à rede semafórica de BH — será responsável pela implementação, realizada por meio de inexigibilidade de licitação. Isso se deve ao fato de que os controladores e módulos de câmera da Digicon são os únicos compatíveis com a infraestrutura semafórica existente na cidade, segundo o estudo técnico da BHTrans.

O que o contrato prevê: equipamentos e cobertura

O acordo contempla:

  • 9 controladores semafóricos CD300 FIT, equipados com módulos “smart” com 18 câmeras e detecção automática por laço virtual;

  • 1 kit extra de backup, 1.800 metros de cabo blindado com proteção UV, colunas metálicas e braços de suporte;

  • Hospedagem em nuvem, backup e suporte remoto por 12 meses, além de treinamento operacional para as equipes da BHTrans.

  • A instalação deve ocorrer em até 60 dias úteis após a ordem de serviço. O contrato tem validade por 12 meses e pode ser prorrogado.

Pontos de instalação

Na Rua Niquelina: cruzamentos com Tenente Anastácio; Av. Mem de Sá; Rua Frutal; Rua Santa Luzia; Coronel Otávio Diniz; Rua Juramento.
Na Rua Domingos Vieira: cruzamentos com Rua Manaus; Rua Grão Pará; Rua Maranhão.

Benefícios esperados: mais fluidez, menor poluição e segurança

De acordo com a BHTrans e com o Estudo Técnico Preliminar, a prioridade semafórica para ônibus deve trazer uma série de ganhos para a cidade:

  • Redução do tempo de espera nos cruzamentos — ao detectar a aproximação de ônibus, o sistema pode esticar o verde ou reduzir o vermelho, agilizando a travessia.

  • Maior regularidade nas viagens e menor formação de filas, o que contribui para melhor serviço aos usuários.

  • Menor consumo de combustível e redução das emissões de gases poluentes, graças ao menor tempo de ociosidade dos ônibus.

  • Melhoria na fluidez do trânsito nas vias prioritárias para transporte público, sem prejuízo — segundo o município — para os demais veículos, já que a lógica se aplica apenas quando há ônibus se aproximando.

Além disso, a iniciativa dá continuidade à política de modernização da BHTrans, prevista no plano orçamentário municipal para 2026, que inclui estímulo ao uso de tecnologias inteligentes para controle de tráfego, fluidez urbana e mobilidade sustentável.

Contexto mais amplo: por que a medida chega agora

As vias Niquelina e Domingos Vieira já vinham recebendo intervenções para priorização do transporte coletivo: em 2021, por exemplo, foram criadas faixas exclusivas em horários de pico — faixa exclusiva operacional de ônibus. Na prática, a implementação do sistema inteligente semafórico representa um passo além dessas medidas.

Além disso, a PBH vem articulando investimentos mais amplos em mobilidade urbana: no ano de 2025, foi firmado um acordo com o governo federal no valor de R$ 770 milhões para, entre outras ações, a compra de ônibus elétricos e a construção de faixas exclusivas.

Com um sistema semafórico inteligente e integrado à plataforma de monitoramento e controle de tráfego, BH dá um passo importante rumo à modernização do transporte coletivo — iniciativa que pode servir de piloto para outras regiões e corredores da cidade.