Pela primeira vez na história, equipe do MG Transplantes captou órgãos para doação no Hospital Carlos Chagas

Com o empenho da equipe da assistência, junto à Secretaria Municipal de Saúde, a unidade de saúde conseguiu cumprir as rigorosas etapas exigidas

Pela primeira vez na história, equipe do MG Transplantes captou órgãos para doação no Hospital Carlos Chagas
Foto: Arquivo/DeFato

Na última quinta-feira (18), um bonito gesto de solidariedade chamou a atenção de Itabira. Aguinaldo Estorari, de 52 anos, teve morte encefálica constatada após ser vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Mesmo em um momento de grande tristeza, sua família optou por doar os órgãos do homem: “Que ele salve quantas vidas puder!”, disse uma das irmãs. Com a decisão, as córneas e rins de Agnaldo puderam ser encaminhados para pacientes que aguardavam ansiosos (as) na fila de espera – possibilitando mais esperança e qualidade de vida para quem tanto precisa. 

A partir daí, pela primeira vez na história do Hospital Municipal Carlos Chagas, uma equipe de cirurgiões do MG Transplantes esteve no local para captar órgãos para doação – fazendo desta data, um dia marcante para a unidade de saúde e a Fundação São Francisco Xavier.

Após a autorização da família, o HMCC notificou a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig)/MG Transplantes – única entidade responsável e autorizada pelo Ministério da Saúde, no estado, pelo processo de doação, retirada, distribuição e transplante de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano – sobre a viabilidade desta doação. 

Com o empenho da equipe da assistência, junto à Secretaria Municipal de Saúde, a unidade de saúde conseguiu cumprir as rigorosas etapas exigidas. Em seguida, os profissionais de saúde especializados em transplante estiveram no HMCC para concluir a captação e destinação dos órgãos doados.

Saiba mais

O transplante é um procedimento cirúrgico para reposição de um órgão ou tecido de um receptor, por outro órgão ou tecido de um doador. A retirada dos órgãos viáveis ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é realizada em um centro cirúrgico, por médicos autorizados pelo Ministério da Saúde e com treinamento específico para esse tipo de procedimento.

cassino criptomoedas