Pela terceira vez em 15 dias, Areão pega fogo em Monlevade

Queimada foi próximo a área residencial

Pela terceira vez em 15 dias, Areão pega fogo em Monlevade
Areão registra terceira queimada em menos de 15 dias – Foto: Cíntia Araújo/DeFato Online

A área verde do parque do Areão vem a cada dia se tornando mais cinza. Nesta terça-feira, 10, mais uma queimada foi registrada no local. O fogo teve início à tarde e se arrastou a noite. Como a área é próximo ao centro comercial, a cidade ficou encoberta por fumaça. A população tinha dificuldades em respirar tanto pela fumaça quanto pelo tempo seco.

Esta foi a terceira vez em menos de duas semanas que área do Areão é impactada por queimadas. Os casos são alarmante, pois as labaredas estavam sempre próximas de áreas residenciais. Em 30 dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente chegou a registrar 170 denúncias de queimadas. Estas são combatidas por voluntários, pela Polícia Militar de Meio Ambiente e pela Secretaria de Obras com apoio irrestrito da Brigada de Incêndio da ArcelorMittal Monlevade. A cidade não conta com Corpo de Bombeiros.

Crime ambiental

Além de prejudicial à saúde, provocar queimadas é crime ambiental e passível de pagamento de multa e prisão. A pena é de três a seis anos de detenção. Como divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, em João Monlevade os casos podem ser denunciados pelos telefones (31) 3852.3151 e (31) 98766.5087.