Pesquisa aponta que 26% dos brasileiros não acreditam que homem foi à Lua; 7% acham que a Terra é plana

Um em cada quatro brasileiros não consegue acreditar que as missões Apollo aconteceram. Os números são de uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha em 103 cidades brasileiras nos 50 anos da viagem que levou o homem à Lua. Os dados apontam que há forte relação entre a escolaridade do entrevistado e a descrença nas missões […]

Pesquisa aponta que 26% dos brasileiros não acreditam que homem foi à Lua; 7% acham que a Terra é plana
|Foto: Divulgação

Um em cada quatro brasileiros não consegue acreditar que as missões Apollo aconteceram. Os números são de uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha em 103 cidades brasileiras nos 50 anos da viagem que levou o homem à Lua. Os dados apontam que há forte relação entre a escolaridade do entrevistado e a descrença nas missões lunares. No mesmo mês, o instituto Datafolha também divulgou uma pesquisa revelando que 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana.

Foram entrevistadas 2.086 pessoas, das quais 70% responderam que acreditam, sim, que Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharam na Lua em 20 de julho de 1969. No entanto, uma parcela de 26% não conseguem acreditar que a viagem de fato acontece. Os outros 4% disseram não ter opinião formada sobre.

Na separação por escolaridade, o maior índice de descrentes é entre as pessoas que pararam os estudos ao fim do ensino fundamental (38%). Entre as pessoas que estudaram até o ensino médio, o percentual dos que não acreditam que a missão de fato aconteceu é de 21%. Entre os que estudaram em universidades, 14% consideram as missões à Lua “uma fraude”.

Em outra pesquisa, na mesma semana, o Datafolha entrevistou 2,086 pessoas maiores de 16 anos em 103 cidades e 7% das pessoas defenderam que a Terra é plana. Enquanto 10% das pessoas que deixaram a escola após o ensino fundamental defendem o chamado terraplanismo, essa parcela diminui entre os que estudaram até concluir o ensino médio (6%) ou superior (3%).

cassino criptomoedas