A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 3ª Delegacia Regional de Itabira e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou na última sexta-feira (14), uma ação educativa de proteção aos direitos dos idosos, em razão da Operação Virtude 2024, desencadeada em todo o Estado. Os policiais visitaram o Lar de Ozanam e conversaram e orientaram os residentes da instituição.
A ação também faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, que tem como objetivo chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos, além de divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
O Delegado Regional de Itabira, Dr. Diogo Luna Moureira, salientou a importância da ação educativa e da visita ao lar de idosos, ajudando na prevenção e combate às violências contra a pessoa idosa. Também aproveitaram o momento para divulgar a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
A ação também contou com a Escrivã de Polícia, Victoria Santos; da servidora administrativa da PCMG, Lorena Machado; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Alice Duarte Leite; da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Natalia Cristina da Silva; e dos voluntários Rubiane Sampaio e Emmanuel Costa, que fizeram uma apresentação musical aos idosos.