Polícia intensifica fiscalização no período da piracema

A pesca predatória é proibida em função do período de reprodução dos peixes

Polícia intensifica fiscalização no período da piracema

A Polícia de Meio Ambiente alerta para a proibição da pesca predatória nessa época do ano. Teve início neste mês de novembro a piracema, isto é, o período do defeso, quando ocorre a reprodução dos peixes. O 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito informa que intensificou as operações ao longo dos rios e lagos da região e irá fiscalizar também o pescado declarado nos mercados.

A piracema vai até 28 de fevereiro de 2017 e é proibido capturar qualquer peixe nativo no período. Exceção à regra é a pesca de espécies exóticas, como o tucunaré e a tilápia. Materiais de pesca como rede, tarrafa e arpão são proibidos. Pescadores têm que ficar a, pelo menos, um quilômetro de distância das barragens, cachoeiras e corredeiras, além disso. Aqueles que descumprirem as regras podem ser presos, pagar multa e responder a processo.

A fiscalização da PM de Meio Ambiente na região abrange os municípios de Itabira, Santa Maria de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Bom Jesus do Amparo, São Gonçalo do Rio Abaixo, Ferros, Passabém e Carmésia. 

Para denúncias, o Pelotão de Meio Ambiente pode ser contatado pelo telefone (31) 3834-6107, ramal 25, ou pelo e-mail [email protected].