População de Barão de Cocais é convocada para reuniões a partir das 9h de hoje

Começam  às 9h desta manhã de sábado, dia 18, as reuniões preparatórias com as comunidades de Barão de Cocais para prepará-las para o simulado de emergência convocado pela mineradora Vale, marcado para as 15h de hoje.  Na página da mineradora na internet www.vale.com/brasil, a empresa traz o horário e o local de cada reunião que […]

População de Barão de Cocais é convocada para reuniões a partir das 9h de hoje
Infográfico na página da mineradora Vale mostra a localização do talude

Começam  às 9h desta manhã de sábado, dia 18, as reuniões preparatórias com as comunidades de Barão de Cocais para prepará-las para o simulado de emergência convocado pela mineradora Vale, marcado para as 15h de hoje. 

Na página da mineradora na internet www.vale.com/brasil, a empresa traz o horário e o local de cada reunião que acontecem em pontos diferentes (veja abaixo). “É muito importante que todos os moradores que moram em áreas próximas ao leito do Rio São João participem tanto do simulado como das reuniões preparatórias”, diz a empresa.

O simulado de emergência foi convocado depois de detectada a movimentação do talude norte da Cava da Mina de Gongo Soco. A situação agrava ainda mais o risco de rompimento da barragem Sul Superior, que já está em alerta máximo.

A própria mineradora relatou ao Ministério Público esse perigo e informou que o risco de rompimento é real entre amanhã, dia 19 e o dia 15. “Permanecendo a velocidade de aceleração de movimentação do talude norte da Cava da Mina de Gongo Soco sua ruptura poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio de 2019, gerando vibração que poderá ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior e sua consequente ruptura”, diz trecho do documento.