Por falta de recursos, Câmara de Itabira suspende solenidade para entrega de honrarias

A solenidade realizada anualmente pela Câmara de Itabira para entrega de honrarias não acontecerá este ano. A decisão é do presidente do Legislativo, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), “considerando a falta de recursos financeiros para custear os gastos referentes ao evento”. Nos últimos anos a cerimônia de entrega de honrarias foi realizada no teatro da Fundação […]

Por falta de recursos, Câmara de Itabira suspende solenidade para entrega de honrarias
Entrega de honrarias no ano passado aconteceu no teatro da FCCDA – Foto: DeFato

A solenidade realizada anualmente pela Câmara de Itabira para entrega de honrarias não acontecerá este ano. A decisão é do presidente do Legislativo, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), “considerando a falta de recursos financeiros para custear os gastos referentes ao evento”.

Nos últimos anos a cerimônia de entrega de honrarias foi realizada no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Entidades, empresários, líderes comunitários, empresas, políticos, artistas e outras pessoas que se destacam em suas atividades eram homenageados pela Câmara de Vereadores.

O cancelamento da solenidade deste ano foi decretada através da portaria 3.852, que considerou os gastos com ornamentação, aluguel de espaço para a realização da solenidade com capacidade para abrigar 500 pessoas, cerimonial e mestre de cerimônias.

Além disso, a suspensão da entrega de honrarias atende a uma solicitação do vereador André Viana Madeira (Podemos). É de autoria dele o projeto de resolução que propõe a extinção de todas as honrarias entregues pela Câmara. Por ano, a Câmara pode distribuir até 272 homenagens.

“Nosso gabinete verificou que para estas homenagens gasta-se cerca de R$ 80 mil por ano o que totaliza cerca de R$ 320 mil em quatro anos de legislatura”, destacou.

O projeto mira as quatro honrarias que tradicionalmente são entregues no segundo semestre de cada ano, em datas próximas ao aniversário de Itabira: Título de Cidadania Honorária, Medalha do Minério, Medalha Carlos Drummond de Andrade e o Diploma de Honra ao Mérito.

O “Diploma de Honra ao Mérito” é conferido a quem presta serviços de relevância à coletividade, direta ou indiretamente. O “Título de Cidadania Honorária” é dedicado às pessoas naturais de outros municípios, mas que têm atuação ou relação com Itabira.

A “Medalha do Minério” é entregue às personalidades que se destacam e promovem o município de Itabira. Já a “Medalha Carlos Drummond de Andrade” é dedicada a quem se destaca no cenário artístico e cultural.