PP de Neidson confirma apoio à pré-candidatura de Márcio Lage
Encontro entre representantes partidários selou acordo entre o PP e o PMN para as eleições 2016 em Itabira
O Partido Progressista confirmou na última segunda-feira, 30 de maio, por meio de seu presidente, o ex-vereador Neidson Freitas, apoio à pré-candidatura a prefeito do empresário Márcio Lage (PMN). O acordo foi fechado em uma reunião na sede do PMN, com a presença dos presidentes dos dois partidos e do pretenso postulante ao cargo de chefe do Executivo.
De acordo com o presidente do PMN, Aílton Moraes, um encontro acontecerá na próxima semana com filiados das duas siglas para definir ações da pré-candidatura. Segundo ele, o momento é de definições e a primeira preocupação é dar sustentação às candidaturas tanto de vereadores (proporcionais) como às de prefeito e vice (majoritária). A intenção é que os dois partidos lancem 34 candidatos à Câmara.
Os presidentes dos dois partidos não descartam a hipótese de juntar até mais um partido na coligação proporcional. A meta é atingir com folga o quociente eleitoral, que é um número estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), baseado no número de votos válidos a cada pleito, que habilita ou não uma coligação a eleger vereadores. Em 2012, Itabira tinha 87.808 eleitores e 75.023 compareceram às urnas. Apurados como válidos foram 71.371 votos, o que gerou um quociente de 4.198 votos para cada cadeira no Legislativo. Em 2016 temos já são quase 90 mil eleitores, o que vai gerar números ainda maiores.
O PMN se apoia na estrutura do PP e no tempo de rádio e TV para comemorar o apoio da sigla à pré-candidatura de Márcio Lage. Pelos cálculos do partido, serão dois minutos garantidos. “O que mais nos alegra em compor com o PP é saber que o partido tem em seu quadro de filiados pessoas capacitadas que podem somar muito com o nosso projeto de colocar Itabira de volta nos trilhos”, avaliou o empresário pré-candidato a prefeito, que disse ainda que pretende caminhar com um grupo de no máximo sete partidos.
Neidson x Ronaldo
O PP é um aliado antigo do ex-prefeito e ex-deputado estadual Ronaldo Magalhães (PTB). Na última eleição municipal, em 2012, os dois caminharam juntos e Neidson foi candidato a vice na chapa com o petebista. Neste ano, porém, os dois verão ser adversários.
Ronaldo é novamente pré-candidato a prefeito, mas desta vez tem como principal apoiador o PDT do deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho). Se ele e Márcio Lage confirmarem a candidatura, com o empresário sendo apoiado pelo antigo aliado, o petebista e Neidson lutarão em lados distintos em 2013.