Prefeitura abre edital para sondagem e projetos de construção do Centro de Iniciação ao Esporte

CIE é um projeto do Governo Federal em que Itabira se candidatou e foi contemplada

Prefeitura abre edital para sondagem e projetos de construção do Centro de Iniciação ao Esporte

A Prefeitura de Itabira abriu edital para contratação da empresa que executará a sondagem, projeto de fundação e adaptação dos projetos e construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Itabira. A unidade será construída na rua Caviúna, no bairro Conceição de Baixo.

O edital e seus anexos poderão ser retirados na Superintendência de Contratos da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h, ou no endereço eletrônico [email protected]. As propostas financeiras serão recebidas no dia 25 de novembro às 10h. O local para recepção dessas propostas será o auditório da Prefeitura, na avenida Carlos de Paula Andrade, 135.

O julgamento será na mesma data. A licitação será presencial, a contratação integral e a disputa será fechada até a data e a hora designadas para que as propostas sejam divulgadas.

O CIE é um projeto do Governo Federal. Itabira se candidatou e foi contemplada. Dos critérios para a escolha das cidades, basicamente foram observados, as regiões de alta vulnerabilidade social, complementaridade com o programa Minha Casa Minha Vida, situação fundiária que permita rápido início de obra e grande concentração populacional.

Os Centros de Iniciação ao Esporte estão padronizados e em acordo com as atuais necessidades esportivas, com dimensões oficiais que comportam 13 modalidades olímpicas (atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball) e uma não-olímpica (futsal).

A unidade a ser construída em Itabira será do módulo 3, para terrenos com 7.000 m2 e custo estimado de R$ 3,6 milhões. De acordo com o prefeito de Itabira, Damon de Sena, a prefeitura fará um acréscimo ao valor, porque o objetivo é fazer algo ainda melhor. Segundo o chefe do Executivo, a proposta é ampliar o projeto. O original tem uma pista de atletismo de 130 metros e será feito um projeto com uma de 400, do tamanho oficial, para promoção de outros eventos.

Para Damon, o Centro, além de promover a inclusão social, vai oferecer oportunidades aos jovens, e os talentosos que se diferenciarem, poderão representar Itabira, Minas e até o Brasil, nas modalidades que serão desenvolvidas.