Prefeitura de BH anuncia antecipação de pagamento do 13º salário de servidores

Pagamento será feito de forma integral e no mês de novembro

Prefeitura de BH anuncia antecipação de pagamento do 13º salário de servidores
(Foto: Adão de Souza/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta quarta-feira (27) que vai antecipar o pagamento integral do 13º salário deste ano para o dia 26 de novembro. O benefício é destinado para 69,3 mil servidores celetistas e estatutários, sendo 49,4 mil agentes públicos ativos e 19,9 mil aposentados e pensionistas.

Segundo a Prefeitura, a antecipação do pagamento tem como objetivo “contribuir com o comércio da capital, injetando na economia da cidade mais de R$ 270 milhões, e possibilitar a dispersão das compras do mês de dezembro, para evitar aglomerações”.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, disse que o pagamento em dia é resultado da eficiência na gestão, da austeridade e da transparência nas contas públicas. “É importante destacar que o pagamento em dia do salário dos servidores ocorreu sem o comprometimento de ações efetivas de assistência em saúde e em assistência social à população, obras e demais políticas na cidade. O momento é delicado, mas estamos administrando o município com comprometimento, planejamento e respeito a todos os servidores e belo-horizontinos”, afirmou o secretário.

No último ano, o 13º salário foi pago, integralmente, em 10 de dezembro para todos os estatutários. Para os empregados celetistas – cumprindo o que rege a CLT–, a primeira parcela foi paga em 30 de novembro, e a segunda em 10 de dezembro.

A Prefeitura comemora o fato de conseguir manter o pagamento em dia com os servidores do município. “Mesmo com todas as adversidades nos últimos dois anos, com gastos extraordinários decorrentes da pandemia da Covid-19 e das fortes chuvas que atingiram a capital, sem repasses suficientes do governos estadual e federal para custear essas despesas, a Prefeitura conseguiu se manter em equilíbrio fiscal e honrar o compromisso com seus servidores pagando salários até o 5º dia útil”, diz nota publicada pela PBH.

MAIS NOTÍCIAS