Prefeitura de Conceição cancela festival gastronômico por causa de queimadas

Executivo diz que “não há clima” para que o evento ocorra no distrito de Itacolomi

Prefeitura de Conceição cancela festival gastronômico por causa de queimadas
Queimadas preocupam Conceição do Mato Dentro – Foto: Internauta via Wpp

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro cancelou o Festival de Comida da Roça que aconteceria neste domingo (22) no distrito de Itacolomi. O Executivo alega que não há clima para o evento devido à situação de emergência pelo qual atravessa o município, com diversos focos de queimadas em seu entorno. 

O principal foco de incêndio se concentra na Serra da Ferrugem, cartão postal de Conceição do Mato Dentro e local de grande biodiversidade. Torres da Cemig foram queimadas e a energia de todo município foi cortada na noite da última quinta-feira (19). Quase três dias depois, ainda há bairros sem luz. 

“A Prefeitura Municipal entende que não há clima para comemorações e entende o incêndio como uma perda imensurável para o município e para cada conceicionense nato ou de coração que vive na cidade”, escreveu o Executivo, em nota. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Anglo American, Defesa Civil Municipal e voluntários trabalham para conter as chamas em Conceição do Mato Dentro. 

Ainda segundo a Prefeitura, uma nova data para o Festival de Comida da Roça no distrito Itacolomi será divulgada posteriormente. 

O conteúdo continua após o anúncio

Energia elétrica

Em nota divulgada neste sábado (21), a Cemig informou que após a reconstrução de quatro torres de energia em locais de difícil acesso, na noite de ontem, por volta das 21 horas, o município de Conceição do Mato Dentro teve nova interrupção de fornecimento, causada por nova queda de estruturas em outra parte da linha de distribuição, dessa vez perto de Guanhães.

Equipes da empresa conseguiram, ainda durante a madrugada de hoje, religar parte da cidade, e os trabalhos transcorreram até quando foi possível. Segundo a Cemig, as atividades só foram interrompidas por algumas horas devido orientação do Corpo de Bombeiros, por questões de segurança.

Os serviços foram retomados por volta das 4h da manhã, e a previsão é de que, caso não haja mais nenhuma queda de novas estruturas, a completa normalização do sistema ocorra ainda no final da manhã ou início da tarde deste sábado.

A Cemig informa ainda que foram acionados três geradores de grande porte para atendimento aos serviços essenciais de Conceição do Mato Dentro e de Congonhas do Norte, amenizando assim os transtornos à população da região.