Prefeitura de Conceição promete sinalização de balneário até novembro 

No último final de semana, Yan Pires de Brito de 8 anos morreu afogado em uma das piscinas naturais da cidade

Prefeitura de Conceição promete sinalização de balneário até novembro 
Balneário da Água Quente em Conceição do Mato Dentro.

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro informou nesta segunda-feira (9) que até o mês de novembro todos os poços e balneários do município estarão devidamente sinalizados. No último domingo (8), Yan Pires de Brito, de 8 anos, morreu afogado na piscina do Maranhão, no Balneário da Água Quente. O menino estava na companhia da mãe.

De acordo com a secretária municipal de Turismo Rejane Ottoni Santa Barbara, o plano de prevenção aquática visa a instalação de placas indicativas, instrutivas, informativas e proibitiva, tanto no Balneário da Água Quente quanto na Piscina do Ginásio São Francisco. Outros lugares alvos de banhistas também serão sinalizadas segundo a secretária, como é o caso do Parque Natural Municipal Salão de Pedras.

Rejane Ottoni de Abreu, afirmou que não há salva-vidas nos locais disponíveis para banho em Conceição do Mato Dentro. Contudo, de acordo com ela, em épocas de alta temporada, como Carnaval, Semana Santa e Corpus Christi, o município conta com o apoio dos bombeiros na fiscalização e orientação de banhistas em áreas perigosas, além de dar um suporte para ocorrências na região.

Conceição do Mato Dentro não possui unidade dos bombeiros. A cidade faz parte da área de cobertura de responsabilidade do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Belo Horizonte.

Para a chegada do calor e posteriormente do verão, a secretária disse que o município está organizando uma campanha educativa. A iniciativa tem como proposta mobilizar a comunidade para incentivar a conscientização sobre os perigos que envolvem locais com grande fluxo de água.

“Não nos encontramos no patamar de quantidade de afogamentos consideráveis. Pela quantidade de poços, cachoeiras e balneários, aproximadamente 30, e pela quantidade turistas/banhistas por mês, cerca de 1.200, estamos muito aquém. Estamos trabalhando para termos zero em acidentes”, ressaltou Rejane Ottoni.

Corpo de Bombeiros 

O comandante da Companhia Operacional do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, capitão Ranier, disse que Conceição do Mato Dentro é destino para muitas pessoas que desejam aproveitar do ecoturismo e conhecer cachoeiras, balneários e poços naturais.

De acordo com o comandante, a região de acesso a esses locais é de grande perigo. Por apresentar piscinas com correntezas intensas, além do desnível em relação à proximidade, tendo lugares rasos e outros fundos, é necessário que haja atenção.

“Atrelado a esse cenário de risco,  muitas pessoas que frequentam esses lugares fazem o uso de bebidas alcoólicas. Isso potencializa ainda mais o perigo. Quem bebe fica mais corajoso e passa a ser negligente”, alertou o comandante.

No Balneário da Água Quente, por exemplo, é permitida a venda de bebidas alcoólicas por meio de um termo de Cessão de Uso para o Estabelecimento Comercial localizado na área.

Apesar de não ter as estatísticas em mãos, o capitão Ranier também afirmou que ocorrências e intervenções na região de Conceição do Mato Dentro são recorrentes. Porém, ele afirma que o efetivo de bombeiros disponível não é o suficiente para realizar a fiscalização diárias neste locais.

“Nós orientamos para que as pessoas tomem cuidado. A prefeitura precisa sinalizar os locais de acesso público. A instalação de placas, mostrando o risco daquele local e alertando especialmente os pais para que não permitam que crianças fiquem sozinhas e fora do alcance”, disse o comandante.