Prefeitura de Fabriciano ofertará cirurgias de vasectomia e laqueadura na rede pública
Os interessados em fazer laqueadura ou vasectomia precisam procurar a Unidade Básica de Saúde de referência
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, ofertará a partir deste mês de junho, cirurgias de vasectomia e laqueadura pela rede pública de Saúde no Hospital Dr. José Maria Morais. As cirurgias de vasectomia já vinham sendo feitas no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
A conclusão do credenciamento dos dois serviços foi feita pela Coordenação Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde por meio de memorando em resposta à solicitação do Conselho Municipal de Saúde. O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau comemorou o credenciamento: “Esta é a realização de mais um sonho dos moradores de Coronel Fabriciano na área da saúde e o cumprimento de mais uma promessa do prefeito, Dr. Marcos Vinícius. A vasectomia e a laqueadura são programas de saúde pública importantes que atingem pessoas necessitadas. É comum a pessoa querer interromper a reprodução, não ter mais filhos por questões próprias e, muitas vezes, não fazer por não ter dinheiro para isso. Agora poderá fazer pelo SUS em nosso hospital”, disse.
Os interessados em fazer laqueadura ou vasectomia precisam procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, ou seja, aquela em que a pessoa costuma ser atendida. No caso da laqueadura, a paciente também pode procurar o CRAS ou CREAS. Uma vez encaminhada, ela receberá o atendimento do Programa de Planejamento Familiar da Saúde da Mulher, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Uma equipe multiprofissional faz o protocolo e avalia a elegibilidade para a cirurgia. Em seguida é marcada a cirurgia no Hospital Dr. José Maria Morais.
Planejamento Familiar
A possibilidade de realização da chamada contracepção cirúrgica não deve ser motivo de abandono do planejamento familiar. O alerta da secretaria de Governança da Saúde é para que homens e mulheres priorizem a saúde em primeiro lugar. O planejamento familiar é o passo mais seguro para evitar gravidezes indesejadas e concepções inesperadas.
Todas as unidades de saúde dispõem de contraceptivos (camisinha) masculinos e femininos gratuitos para homens e mulheres. Basta solicitar na recepção da unidade. A rede pública de saúde também oferta para as mulheres a implantação do DIU mediante encaminhamento médico após consulta com ginecologista. É bom lembrar que a vasectomia e a laqueadura são cirurgias invasivas, e, portanto, uma última alternativa contraceptiva.