Uma atividade diferente chamou a atenção de quem passava pela rodovia Deputado Luiz Menezes, próximo à entrada do Distrito Industrial, na manhã de quinta-feira (27). Várias pessoas se uniram para plantar mudas de ipê roxo e rosa, no canteiro central. A mobilização é da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e apoio de empresas instaladas na região.
A iniciativa está inserida no programa Jardins da Minha Cidade, que prevê a revitalização e arborização de diversos pontos de Itabira. No canteiro da rodovia, ao todo, foram plantadas 266 mudas de ipê. A expectativa é que dentro de três anos as árvores já estejam em fase de floração e vão deixar o local mais bonito e alegre.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Lott, que acompanhou a ação, a participação da comunidade é fundamental para a cidade mais arborizada. “O nosso sonho é criar jardins em áreas que ainda não tem um trabalho paisagístico, para tornar a cidade mais agradável de se viver, com um ar melhor para as pessoas respirarem. Fazer de Itabira uma cidade que preocupa e cuida da natureza. Esta ação coletiva envolveu várias empresas, a direção dessas empresas se mobilizou e foi um trabalho emocionante”, disse.
Empresas da região abraçaram a causa e enviaram voluntários para fazer o plantio, como a Servimec, Invitro, Belmont, Unifei, Nova Luz, Sotreq, Madeita, Vale e a Itaurb.
A analista ambiental do Grupo Belmont, Larissa Manoele, participou da atividade, plantou várias mudas e espera ansiosa pelo resultado. “Foi muito bom, tivemos uma manhã produtiva. Na entrada da nossa cidade, daqui um tempo, vamos ver tudo florido, reflorestado. Vai dar uma cara nova e mostrar que Itabira se preocupa com o meio ambiente”.
Já o estudante André Santos de 11 anos, fez questão de deixar a sua contribuição: “plantar uma árvore foi uma experiência de ajudar a natureza, gostei dessa sensação e vou cuidar dela”, garantiu. O garoto foi apoiado pela mãe, Arlete Santos, que tem uma empresa na região e achou importante participar da mobilização. “A nossa área vai ficar mais bonita, trouxe o André para incentivá-lo a fazer algo diferente, vamos plantar”, concluiu.