Prefeitura de Itabira entrega reforma de clínica no Hospital Carlos Chagas

Segundo Rosana Linhares, secretária municipal de saúde, o espaço necessitava de obras há mais de 10 anos

Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Itabira entregou a reforma da clínica III do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A ala, que conta com 24 leitos em 10 enfermarias, também teve seu arsenal e expurgo hospitalar, sala de equipamentos e posto de enfermagem totalmente revitalizados.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária municipal de saúde, Rosana Linhares, e membros do HMCC e sua administradora, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX). O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), compareceria ao evento, mas não pôde ir e foi representado pelo secretário de governo, Ilton Magalhães.

Segundo Rosana Linhares, a clínica necessitava das obras há mais de uma década. Ela destacou que a reforma do espaço deixará o município mais preparado para eventuais imprevistos.

O conteúdo continua após o anúncio

“Essa enfermaria vai possibilitar termos novos leitos disponíveis aqui dentro da unidade hospitalar. Recentemente, ampliamos todos os espaços existentes para qualquer risco futuro, seja a mudança no cenário da pandemia, seja um infortúnio que a cidade possa passar. Já vivemos acidentes de múltiplas vítimas, outros riscos que poderiam afetar a comunidade e nosso hospital municipal hoje se encontra totalmente preparado para isso”, disse.

Membros da prefeitura e do hospital estiveram na reabertura da clínica. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Rosana também afirma que esta é mais uma meta cumprida da gestão que se encerra em 31 de dezembro. “Em toda dificuldade desses tempos recentes de Covid-19, estamos chegando no final da gestão com várias metas cumpridas. Muita coisa importante foi entregue, principalmente nas áreas que a gente mais precisava contar durante esse ano, no qual a população mundial sofre. Aqui em Itabira, entregamos à comunidade o conforto, a segurança, a técnica e a ciência aplicada”, explica.

Outras novidades

A secretária municipal de saúde também aproveitou a ocasião para fazer novos anúncios à imprensa. Rosana garantiu que o Carlos Chagas receberá um novo tomógrafo em breve, sem especificar a data. Além disso, a responsável pela pasta da saúde na cidade também disse que Itabira conseguiu, na última segunda-feira (16), o aumento do seu teto da Média e Alta Complexidade (MAC) em R$ 7 milhões ao ano, algo equivalente a cerca de 584 mil reais por mês.

O recurso temporário destinado a complementar o custeio dos serviços de assistência a média e alta complexidade. Seu objetivo é melhorar o atendimento à população incrementando o financiamento da rede própria de atendimento e/ou, ainda, atuando na ampliação do custeio.

 

MAIS NOTÍCIAS