Prefeitura de Monlevade assina convênio em prol da Microbacia do Córrego dos Coelhos

A assinatura ocorreu no gabinete do chefe do Executivo monlevadense.

Prefeitura de Monlevade assina convênio em prol da Microbacia do Córrego dos Coelhos
Foto: Divulgação PMJM

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), assinou, na quinta-feira (21), um Termo de Colaboração Técnica com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agepav), filial Governador Valadares. A assinatura ocorreu no gabinete do chefe do Executivo monlevadense.

O convênio assinado contou com a anuência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-DOCE) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba/MG) e objetiva realizar, de forma conjunta, atividades vinculadas à elaboração de estudo ambiental de concepção, cadastro técnico, estudos ambientais, projetos básico e executivo do sistema de esgotamento sanitário da Microbacia do Córrego dos Coelhos, que abrange vários bairros e localidades do município de João Monlevade.

Intuito

O projeto hidrosanitário da Microbacia do Córrego dos Coelhos consiste na realização de estudos topográficos e geotécnicos, planos de trabalho e execução de projetos, cadastros técnicos e obras para a implantação, expansão e adequação de sistemas de efluentes domésticos que contemplam as vertentes que convergem para o córrego. Ele abrange os bairros Boa Vista, Campo Alegre, Cidade Nova, Industrial, Ipiranga, Nova Cachoeirinha, Ponte Funda e Recanto Paraíso. O investimento estabelecido no Termo é de R$ 417.540,59.

Representantes

De acordo com o prefeito Laércio Ribeiro, a assinatura do documento é um momento de grande importância para a administração, pois não se trata apenas de uma questão de meio ambiente, mas, sim, de saúde pública.

“Estou muito satisfeito com essa parceria e agradeço a todos pelo empenho. Temos que ter um olhar apurado para essa questão. Tratar e levar água de qualidade para a população é um de nossos objetivos. É o marco de um novo tempo em nosso município. A região é muito visível e é até um trabalho didático cuidar dessa microbacia”, afirmou.

Já o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) destacou o empenho do governo na elaboração e execução de projetos voltados para o saneamento básico e meio ambiente. “Esse é um momento histórico e agradeço a todos pelo empenho na questão, secretários, DAE e todos os envolvidos. Monlevade pode se tornar uma vitrine nesse tema para outros municípios”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos), parabenizou o governo pela iniciativa e também frisou a importância do convênio.

“Parabenizo o prefeito Laércio Ribeiro e equipe pela iniciativa. São obras que, muitas vezes, deixam de ser feitas por outros governos porque não aparecem, não possuem tanta visibilidade, porém, são extremamente necessárias e os problemas que envolvem as bacias e microbacias afetam a todos”, disse o parlamentar.

O presidente do CBH-DOCE e ex vice-prefeito de Nova Era, Flamínio Guerra Guimarães, também destacou a importância da parceira realizada e fez uma breve explanação sobre os ganhos de Monlevade e região com o a assinatura do Termo.

“É uma satisfação enorme estar aqui hoje firmando essa importante parceria. A Agepav está entre as melhores agências do Brasil, com 18 anos de experiência. Essas parcerias são fundamentais, pois proporcionam a viabilização de recursos para a execução de importantes projetos. É uma mudança de concepção e investimento no futuro da região. Os trabalhos são intensamente monitorados e o objetivo é fazer mais com menos”, destacou.

Presenças

Também estiveram presentes à assinatura do Termo o vereador Belmar Diniz (PT), o diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, os servidores da autarquia, Gilmar Rodrigues da Silva e Lucas Costa Bicalho, o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva, o assessor de Comunicação de Executivo, Geraldo Magela Gonçalves e o chefe de Gabinete Geraldo Giovani Silva.

MAIS NOTÍCIAS